Mapeando o tempo dos semáforos para os pedestres e dia-a-dia de pedestres e ciclistas

12 mar de 2013, por OKBR

Compartilhar


Há alguns anos já venho pensando em mapear o tempo que demora para um semáforo de pedestres fechar aqui na cidade de São Paulo, principalmente devido ao tempo curtíssimo para atravessarmos as ruas nos locais com semáforos, além da sensação dos carros que estão esperando o semáforo abrir ficarem na iminência de sair correndo, independentemente de haver um pedestre, cadeirante ou idoso atravessando a faixa ou não.

Atravesse na faixa

Campanha da CET para pedestres. Crédito: Blog do Milton Young (cbnsp @ flickr)

Começarei a medir quantos segundos demoram para fechar os semáforos na região que geralmente percorro ou locais que eu eventualmente passarei aqui na cidade de São Paulo. Vou medir 1. local do semáforo, 2. quantos segundos demora para fechar, 3. dia e horário em que foi feita a medição. É bem provável que eu use o Mootiro Maps para visualizar esse dados.

Vou também usar o projeto Queremos Saber para solicitar essa informações para a secretaria de transportes da cidade de São Paulo, que poderão ser contrastadas com as que mediremos. A iniciativa visa conseguirmos mapear os locais em que há um claro risco contra a vida humana, em detrimento da pressa do cotidiano de quem usa veículos de transporte motorizados. Na lista da Transparência Hacker surgiram pessoas querendo mapear o tempo dos semáforos em outras cidades, além de faixa de pedestres em que não temos semáforo e é um claro risco para as pessoas que precisam atravessar as ruas nesses locais.

Pedestres atravessando faixa em São Paulo

A Cavalaria da Polícia Militar tem dado bom exemplo de respeito ao pedestre nas ruas do centro de São Paulo. Crédito: Blog do Milton Young (cbnsp @ flickr)

Outra iniciativa alinhada a essa é o tumblr coletivo Pedestres e Ciclistas de São Paulo. A ideia é formar um blog com breves relatos de pedestres e ciclistas quando vêem abusos no trânsito da cidade de São Paulo, como motoristas que não sabem que na faixa de pedestres a preferência é dos pedestres, condução do veículo de forma a ameaçar a vida de pedestres e ciclistas, entre outros abusos que todos nós, pedestres e ciclistas, vemos no dia-a-dia. Se você quiser participar desse projeto, por favor, mande um e-mail para info ARROBA br.okfn.org, que enviaremos um convite para você passar a escrever nesse tumblr. Se a ideia pegar, poderemos expandir o projeto para “Pedestres e Ciclistas do Brasil”.

Estou criando uma categoria no blog da OKFN Brasil chamado “Toró de ideias”, justamente para projetos em incubação ou em fase de tentativa como esses dois aqui. Ideias e sugestões como melhorá-los são bem-vindas!