Inovação Cívica

O Perfil Político está no ar: plataforma permite comparar e conhecer o histórico das pessoas candidatas às eleições

21 set de 2022, por OKBR

Compartilhar

Perfil Político compila dados do TSE e facilita acesso ao eleitor e jornalistas que cobrem as eleições; na reta final das campanhas, sete a cada dez pessoas ainda não definiu seu voto

A Open Knowledge Brasil lança quarta terça-feira (21) a versão atualizada da plataforma que vai ajudar os eleitores a decidir quem merece o voto em outubro. A ferramenta também apoia jornalistas na cobertura das campanhas, reunindo dados de diversas bases de dados oficiais.

Desenvolvido pela área de Inovação Cívica da organização, o Perfil Político compila dados oficiais dos candidatos ao Executivo e Legislativo de todo o país e ajuda a conhecer e comparar seus históricos — político e financeiro. Clique aqui para acessar.

A ferramenta ajuda a verificar informações no período de corrida eleitoral e é voltada tanto para a sociedade civil, que quer saber mais sobre os candidatos, quanto para jornalistas e formadores de opinião que queiram construir pautas em cima de dados relevantes, como declaração de bens e patrimônio, mudanças de partido, cargos já exercidos e desempenho em eleições passadas. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, sete a cada dez eleitores ainda não definiram seus votos para deputados, faltando apenas 15 dias para o pleito. “Diante de tanto ruído no debate público, a população, sobretudo jovem, ainda tem dificuldade de obter informação para decidir o voto. O Perfil Político ajuda nessa reta final, permitindo a descoberta de dados valiosos sobre a trajetória dos políticos que as campanhas não mostram”, aponta Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. 

O Perfil Político permite filtrar os candidatos que estão na vida pública há mais tempo e aqueles que estão concorrendo pela primeira vez. Através das perguntas já formuladas na plataforma, também é possível verificar os grupos que são sub-representados na maioria dos cargos, como mulheres, negros e indígenas. Ou seja, os eleitores podem avaliar como seu estado está em termos de representatividade de gênero e raça e se os candidatos, de fato, os representam. 

As fichas dos candidatos disponíveis no site contêm informações básicas como idade, gênero, escolaridade, mas também reúnem dados sobre os bens declarados em todas as eleições disputadas, mudanças de partidos, histórico de candidaturas e eleições ganhas. 

“A coleta das informações foi feita a partir das bases de dados das candidaturas, dos bens dos candidatos e das filiações disponibilizadas no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cada eleição é necessário fazer algumas adaptações no Perfil Político, porque o TSE muda um pouco a base de dados. É necessário baixar os dados novamente, identificar as mudanças, remodelar o banco de dados do projeto, para então começar a atualizar as informações”, explicou Giulio Carvalho, coordenador da área de Inovação Cívica da OKBR. 

Enquanto o processo de atualização dos dados estava em andamento, a equipe da OKBR trabalhou para melhorar a área de interação do site com relação à versão de 2018. “Fomos atualizando a interface do Perfil Político para torná-lo mais amigável, especialmente para dispositivos móveis. E também nos preocupamos em tornar a linguagem mais inclusiva”, comentou Carvalho.