Inovação Cívica

O Querido Diário está no ar! Conheça a plataforma inédita para busca em diários oficiais municipais

21 jul de 2021, por OKBR

Compartilhar

Primeira versão foi lançada em evento virtual em 20/7, contendo dados de 12 capitais; campanha de financiamento coletivo vai ajudar a expandir projeto para outras mais de 2 mil cidades já mapeadas

A Open Knowledge Brasil (OKBR) lançou na última terça-feira (20/7) a primeira versão da plataforma de busca do Querido Diário, projeto colaborativo que tem por objetivo tornar os diários oficiais dos municípios brasileiros mais transparentes e acessíveis. O evento de lançamento foi transmitido via YouTube e pode ser revisto aqui.  

Utilizando apenas tecnologias abertas, os robôs do Querido Diário “raspam” o conteúdo das fontes oficiais e disponibilizam os dados de forma centralizada em uma plataforma amigável. Nesta fase inicial, o site vai permitir a busca de conteúdos de 12 capitais. Os robôs já construídos, porém, têm cobertura para capturar diários de mais de 2.200 municípios, e estes serão incorporados à medida que a plataforma receber mais apoio na campanha de financiamento coletivo.     

Nas próximas fases, o Querido Diário também deverá ganhar ferramentas para buscas mais inteligentes, além de cruzamento com outras bases de dados. Assim como a Operação Serenata de Amor, projeto que usa inteligência artificial para monitorar gastos de deputados federais e cuja comunidade técnica ajudou a impulsionar o Querido Diário, todo o código está disponível de forma aberta em um repositório público (GitHub) para colaboração. Dezenas de pessoas já contribuíram. 

Para o desenvolvimento dos algoritmos de busca e processamento de linguagem natural, que são indispensáveis para o funcionamento da plataforma, a OKBR recebeu apoio do edital EmpatIA, programa liderado pela Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) e pelo Centro Latam Digital e custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Este é um projeto muito aguardado pela comunidade de inovação cívica brasileira”, comemora Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. “Os diários oficiais são fontes de informação indispensáveis para o acompanhamento de direitos humanos e políticas públicas, e esperamos que o Querido Diário possa contribuir para impulsionar o trabalho da sociedade civil em muitos setores”, completa. 

Avanços para o ecossistema de dados

No evento de lançamento, foram apresentados os bastidores da iniciativa pelo coordenador de Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, Giulio Carvalho, e por Arthur Lima, diretor do estúdio de desenvolvimento Jurema, que apoiou a construção da interface e da experiência do usuário.  

Participam como convidados Gisele Craveiro, docente da  Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e Fabrizio Scrollini, diretor-executivo da ILDA. 

No evento, Craveiro ressaltou a relevância do projeto para o ecossistema de dados e inovação cívica brasileiro. “Até onde conheço, no terceiro setor, a OKBR passa a se tornar o principal consumidor de dados de diários oficiais”, disse. “E também se tornam um intermediador importante no ecossistema, agregando essa informação dispersa em muitos padrões distintos. Vocês já avançaram muito nesse aspecto”, completou. 

A pesquisadora destacou o caráter simbólico do projeto colaborativo. “O Querido Diário mostrou que é possível fazer. Vivemos numa federação com milhares de entes que não têm essa motivação simples de ter um padrão de metadados para publicação. O projeto que vai fazer”. E seguiu: “há, ainda, o papel de enriquecedor dos dados, para conectar com outras iniciativas, de jornalismo de dados, por exemplo, que vai ser um aspecto ainda mais importante”.   

Durante a transmissão, Fabrizio Scrollini destacou a importância da rede já construída em torno do projeto para a busca de sua sustentabilidade. “O Querido Diário e outras iniciativas semelhantes cumprem com um valor público muito importante, mas nem por isso deveriam deixar de ser sustentáveis”, afirmou. “Por isso nos encantou todo esse aporte comunitário que o Querido Diário recebe, e essa ideia de que pode se sustentar a partir da oferta de serviços, tendo os dados abertos como um bem público”.

De acordo com o diretor executivo da ILDA, a experiência do Querido Diário deve fornecer aprendizados importantes para pensar a melhoria da infraestrutura pública. “Para o sucesso dessa iniciativa, é preciso que os dados estejam sendo oferecidos de maneira adequada, estável”, explicou. “Então temos que ter uma mescla de recomendações de política pública e de capacidades técnicas. Estamos emocionados de ver que vocês já puderam transformar essa experiência em algo tangível, e em breve vamos documentar esses casos como forma de mostrar o valor da abertura”, comemorou.   

Conheça o Querido Diário!
Acesse: https://queridodiario.ok.org.br/