A filiação reforça a sinergia entre conhecimento livre e ciência aberta e o reconhecimento da instituição na promoção da transparência e boas práticas acadêmicas
Neste mês de julho, a Open Knowledge Brasil (OKBR) passou a fazer parte da Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR), uma iniciativa multidisciplinar e multi-institucional que promove práticas de pesquisa transparentes e confiáveis na comunidade científica brasileira.
Fazem parte da RBR grupos, instituições, indivíduos, periódicos e sociedades, como o Instituto Serrapilheira, a Universidade de São Paulo (USP), o Programa SciELO, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as RLadies Ribeirão Preto e a Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências (ABPBE), entre outros.
A adesão da OKBR se justifica devido à convergência de valores e objetivos. Na busca por promover a transparência e o acesso ao conhecimento como ferramentas para o fortalecimento da democracia e do controle social, a OKBR tem na reprodutibilidade um conceito central. Ela é a materialização da transparência no campo científico e acadêmico.
Também defendemos que os dados governamentais devem ser abertos, não apenas para que pessoas cidadãs possam verificar e fiscalizar as ações públicas, mas também para que pesquisadores e pesquisadoras tenham acesso a essas informações.
Com a filiação à essa rede, esperamos fortalecer os laços com os demais membros e estimular o ecossistema de conhecimento mais íntegro, aberto e verificável no Brasil. Além disso, em um contexto mais amplo, a parceria é uma resposta direta a desafios contemporâneos, como a desinformação e a crise de confiança nas instituições, incluindo a ciência e a imprensa.
“Fomentar uma cultura de reprodutibilidade é construir um antídoto poderoso contra narrativas falsas e alegações sem fundamento. Afinal, quando a sociedade compreende a importância de verificar as fontes e os métodos, seja de uma política pública, de uma reportagem ou de um estudo científico, ela se torna mais resiliente à manipulação”, explica Haydée Svab, diretora-executiva da OKBR.