Inovação Cívica

OKBR apoiou realização de 8 eventos do Open Data Day; confira relatos e fotos

25 mar de 2024, por OKBR

Compartilhar

Em março de 2024, a Open Knowledge Brasil (OKBR) apoiou financeiramente a realização de 8 encontros promovidos por nossa comunidade para celebrar o Open Data Day (Dia dos Dados Abertos, ou, ODD na sigla em inglês).

Para além do apoio financeiro, a nossa Rede de Embaixadoras da Inovação Cívica também esteve envolvida na realização de vários eventos entre 2 e 8 de março, período que marcou a comemoração do ODD neste ano.

Belém, Maceió, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Uberlândia foram as cidades em que os encontros apoiados pela OKBR foram realizados. 

Além dos eventos presenciais, uma oficina online sobre análise de dados utilizando o Querido Diário também foi realizada na última quinta-feira (21/03), marcando o Open Data Day da OKBR.

Confira abaixo um pouco mais sobre os encontros apoiados pela OKBR.

São Paulo

Primeiro evento da série, o Open Data Day de São Paulo aconteceu no dia 2 de março, no Insper. Beatriz Milz foi a embaixadora responsável pela organização do evento, que também teve o grupo R-Ladies São Paulo, a Base dos Dados, o Centro de Ciência de Dados do Insper e mais pessoas da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR na sua produção.

Haydée Svab, da direção executiva da Open Knowledge Brasil, fez uma apresentação sobre a organização. Palestras sobre o Insper, e as R-Ladies São Paulo, uma introdução ao Open Data Day e ao dados abertos, sobre como buscar dados na Base dos Dados, e respeito a comunidade Women In Tech, além de uma apresentação sobre a Rede de Embaixadoras da OKBR, também marcaram a ocasião.

O evento contou com a participação de 52 pessoas adultas, entre convidadas e organização, e também com o espaço Gugu-Dadados, com atividades de recreação para 4 crianças. A organização do encontro proporcionou, ainda, um café colaborativo e sorteio de brindes para as pessoas presentes.

 

Recife

Ainda no dia 2 de março, a cidade de Recife contou com um Open Data Day organizado pelas PyLadies Recife, pela embaixadora Maria Fernanda Souza. A atividade foi realizada no Auditório da Claro, em Santo Amaro.

A celebração contou com uma palestra sobre o portal de dados abertos da Universidade Federal de Pernambuco, três apresentações sobre dados abertos no contexto da educação, e uma sobre a utilização de Inteligência Artificial no estado. Ao final do encontro, houve uma mesa redonda com o tema “Acesso à água, urbanização desenfreada e mudanças climáticas. Como os dados podem nos ajudar a viver em uma cidade melhor?”.

Segundo Maria Fernanda, com o apoio oferecido pela OKBR foi possível pagar por um coffee break vegano e vegetariano. “O coffee foi muito elogiado por todos, e ficamos felizes por poder ter conseguido oferecer uma comida inclusiva e saborosa. Também fizemos uma campanha de doação de alimentos, e conseguimos arrecadar 41 kg de alimentos não perecíveis, que foram doados ao coletivo Liberta Elas”, completou. 

 

Uberlândia

Com participação de um total de 70 pessoas, o evento foi promovido pela embaixadora Ana Paula Teixeira nos dias 7 e 8 de março, em formato híbrido. Algumas das atividades foram transmitidas online, obtendo de 20 a 40 visualizações por sessão. Introdução à oficina de R, dados abertos geoespaciais, os projetos da OKBR para inovação cívica e o uso de dados abertos para promoção dos ODS, webscraping, mineração de dados com JASP e Orange Data Mining foram os temas das oficinas realizadas.



Entre as instituições que participaram da organização do encontro, estavam a Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Educação (Grupo de Pesquisa Observatório da Opinião Pública na Arena Digital; PET Educomunicação), a Faculdade de Gestão e Negócios (Laboratório de Inteligência Artificial); a Pontifícia Universidade Católica – (PUC-RS), a Universidade Federal Fluminense (Núcleo de Estudos Estratégicos da Comunicação e Cognição/INCT/DSI) e o Grupo de Pesquisa Meninas da Geo.

O ineditismo do evento em Uberlândia foi um ponto alto destacado pela embaixadora Ana Paula. Outro ponto importante, segundo sua opinião, foi envolver o público da graduação e sensibilizá-lo para a importância do tema, além de proporcionar uma importante parceria entre atores, no âmbito acadêmico, com interesses comuns em projetos de dados abertos.

 

Belém

O Open Data Day Belém foi proposto pela embaixadora Tatiana Pará e realizado no dia 6 de março no campus Belém do Instituto Federal do Pará, com organização do grupo Meninas da Geo, fundado pela embaixadora. O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas, em atividades presenciais e online.

Com uma programação diversificada, incluindo painéis temáticos, mesas redondas, workshops presenciais e online, e uma mapatona para atualização de dados georreferenciados de Belém, o evento teve apoio do setor de empreendedorismo da diretoria de extensão do IFPA campus Belém.

O objetivo do encontro foi promover a inclusão das mulheres nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e incentivar o conhecimento livre por meio de dados e softwares geoespaciais abertos.

“Como nossa programação foi interdisciplinar, podemos correlacionar dados de meio ambiente, saúde, educação, estatísticas oficiais de IBGE entre outras formas de acesso a dados, que foram usadas nos workshops para geração de análise e elaboração de uma nova informação que pudesse gerar tomada de decisão e possivelmente diagnosticar ações para a COP30 que acontecerá na Amazônia”, avaliou a embaixadora Tatiana Pará.

 

Online

Para celebrar o ODD, a OKBR realizou, no Discord, uma oficina de análise de dados com o Querido Diário, focado em leis de incentivo à cultura. Giulio Carvalho, coordenador de Inovação Cívica, abriu o evento contextualizando como o projeto enfrenta as dificuldades de acesso aos atos oficiais municipais, oferecendo uma infraestrutura de dados textuais abertos e ensinou a acessá-los por meio da API, pesquisando pelas leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Com os dados na mão, a gestora pública e analista de dados Carol Fazani explorou os resultados e seus metadados evidenciando achados quanto ao tema de cultura em função, principalmente, da distribuição estadual e orçamento, local e repasses nacionais, para projetos culturais. Confira o notebook com a análise dos dados.

 

Demais eventos

Entre outros eventos apoiados pela OKBR, estão a edição de Salvador, organizada pelo grupo de extensão Agência de Notícias Ciência e Cultura, PyLadies Salvador e Raul Hacker Club, junto com Rebeca Almeida, da gestão de comunidades de Inovação Cívica. Um hackathon de Python em Santos, realizado pelo embaixador de inovação cívica Ergon Cugler, no Parque Tecnológico, e uma edição promovida por Vitória Régia Silva, da Gênero e Número, na sede da organização, no Rio de Janeiro, também contaram com apoio financeiro.

 

Open Data Day das embaixadoras

Além disso, três embaixadoras de inovação cívica organizaram comemorações sem apoio financeiro da OKBR. Taís Seibt organizou uma edição em Porto Alegre, na Unisinos, Danielle Silva organizou uma edição em Mogi das Cruzes, e Ariane Alves organizou um encontro em São Paulo, junto às PyLadies São Paulo, e no Rio de Janeiro, com apoio da Fiocruz e da Secretaria Municipal de Saúde.

Em breve, outros relatos de eventos estarão disponíveis no blog da Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da OKBR.