OKBR atuará como amicus curiae em ação por transparência de informações processuais

12 abr de 2022, por OKBR

Compartilhar

Ministra Cármen Lúcia deferiu pedido da Open Knowledge Brasil, que atua pela segunda vez como amicus em um caso no STF

A Open Knowledge Brasil (OKBR) foi admitida como amicus curiae no Agravo em Recurso Extraordinário (ARE) nº 1307386, que tem como tema a disponibilização, em sites de internet, de informações processuais publicadas pelo Poder Judiciário, sem restrições de segredo de justiça ou obrigações jurídicas de remoção. A decisão pelo ingresso foi deferida em 11/4.

O processo foi iniciado a partir de uma ação contra as plataformas Escavador e Google. Julgada pela Justiça gaúcha, a divulgação das informações foi considerada legal. Apesar disso, o site Escavador recorreu da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir que esta fosse válida a todo território nacional e não apenas no Rio Grande do Sul. Em maio de 2021, o plenário da Corte reconheceu a legitimidade do recurso, e agora julgará o mérito da decisão.

O amicus curiae (ou “amigo da corte”, em latim) é um instrumento que garante a participação de entidades da sociedade civil em processos judiciais de grande relevância. Nesse formato, caso seja admitida, a instituição apresenta uma opinião técnica sobre assuntos em que tenha reconhecido conhecimento ou autoridade, subsidiando a decisão dos magistrados. 

É a segunda vez que a OKBR atua como amicus curiae em uma ação. A primeira foi na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 690, que julgou a divulgação de dados da Covid-19 pelo Governo Federal. Em ambos os casos, a OKBR realizou as petições com apoio jurídico do escritório Mattos Filho.

Junto com a OKBR, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) também teve seu ingresso admitido na ação.