Parcerias e Serviços

OKBR abre chamada para serviço de instalação e customização do Decidim

13 dez de 2022, por OKBR

Compartilhar

Propostas serão recebidas até o dia 08/01/2023; saiba mais sobre os requisitos e prazos

 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) busca uma pessoa desenvolvedora ou empresa para instalar e customizar uma instância da plataforma de código aberto Decidim.

Decidim é uma plataforma digital, livre e aberta, que permite e promove a participação cidadã, utilizada por organizações governamentais e da sociedade civil em cerca de 30 países ao redor do mundo.

Adotaremos o Decidim como ponto de partida para desenvolver o Hub de Minutas de Governo Aberto, com o objetivo de proporcionar uma plataforma de cocriação entre governos, especialistas e ativistas.


O produto

O Hub de Minutas de Governo Aberto é uma plataforma que disponibilizará exemplos e trilhas para auxiliar gestores e ativistas no processo de regulamentação de políticas locais de transparência e dados abertos, proporcionando interação e consultas à comunidade.

O Hub tem o objetivo de:

  • Disponibilizar minutas de normativos (leis, decretos e outros) que sejam tecnicamente boas e politicamente viáveis para referência aos gestores públicos para processos de co-construção;
  • Promover “atalhos” e facilitar interação e troca de experiências entre atores (governos, ativistas, especialistas); e
  • Aumentar a visibilidade de boas práticas em governos locais (documentação de casos de sucesso).


Escopo

Tendo a instalação básica do Decidim como ponto de partida, o serviço prevê:

  1. A ativação e customização de alguns dos componentes nativos da ferramenta, tais como: (a) Textos participativos; (b) Comentários; (c) Propostas; (d) Votos e (e) Emendas. Um diagrama da arquitetura funcional do Decidim está disponível no site da plataforma.
  1. A apresentação de layouts para aprovação em oficinas internas com a equipe da OKBR.
  2. A implementação de identidade visual (logo, fonte, paleta de cores e eventuais imagens) a ser fornecida pela OKBR;
  3. O desenvolvimento e documentação em repositório aberto no GitHub da OKBR;
  4. A instalação (deploy) na infraestrutura (nuvem) da OKBR.


Requisitos

  • Experiência comprovada com desenvolvimento de software livre e colaboração em projetos de código aberto;
  • Experiência com framework Ruby on Rails;
  • Habilidade comprovada de configuração de infraestrutura/DevOps (banco de dados, ambientes de homologação e produção, CI/CD etc.);
    experiência com Decidim é diferencial;
  • Emissão de nota fiscal de serviço.


Prazo

A entrega pode ser feita em até 6 meses a partir do início do contrato.


Envio de propostas

Interessada(o)s devem enviar proposta de serviço (no máximo 3 páginas) contendo cronograma geral de atividades, exemplos de trabalhos que atendam aos requisitos da contratação e valor total da prestação do serviço por meio deste formulário até o dia 08/01/2023.


A OKBR

A OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua legalmente no Brasil desde 2013. Na última década, a OKBR desempenhou um papel fundamental na promoção dos dados governamentais abertos, bem como na necessária proteção dos dados pessoais. Ajudamos governos e organizações com tecnologias e competências humanas para gerar mudanças, desenvolvendo projetos que constroem uma sociedade mais transparente e inovadora.