Advocacy e Pesquisa

OKBR é eleita para atuar em próximo plano nacional de governo aberto

20 dez de 2022, por OKBR

Compartilhar

Com três representantes da sociedade civil, GT tem responsabilidade de desenhar e acompanhar metodologia de cocriação do plano

A Open Knowledge Brasil (OKBR) foi eleita, em 1º lugar, para compor como representante da sociedade civil o grupo de trabalho (GT) temporário para assessoramento em governo aberto, no contexto do 6º Plano de Ação Nacional. Instituído pela Portaria nº 2.500/2022, o GT será responsável por desenhar a metodologia de construção do próximo plano e acompanhar seu processo de execução, o que é feito de forma colaborativa entre governo e sociedade. Os trabalhos do GT devem ocorrer até setembro de 2023.

“Estamos muito entusiasmadas para contribuir com o aperfeiçoamento e a ampliação da política de governo aberto no Brasil, a partir de nosso trabalho de abertura de dados e informações públicas e de construção de governos mais democráticos”, comentou Milena Coimbra, analista de advocacy e pesquisa da OKBR.

O processo seletivo estava em curso desde outubro e foi concluído após cerca de dois meses, com a divulgação dos resultados da votação realizada por meio da plataforma Participa Mais Brasil, aberta a toda população. Além da OKBR, também foram eleitos o Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (IBRACEM) e o Instituto Observatório Político e Socioambiental. O GT ainda contará com três representantes do governo, a serem indicados pela coordenação do Comitê Interministerial de Governo Aberto.

Veja a relação completa de entidades que participaram da votação e a totalização de votos.

Conheça todas as etapas do processo seletivo.

Saiba mais sobre os Planos de Ação Brasileiros de Governo Aberto.