O 4º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado em Brasília na última semana, marcou o lançamento do Parlametria, projeto da Open Knowledge Brasil em parceria com a Dado Capital e o Laboratório Analytics, da Universidade Federal de Campina Grande.
A empreitada surgiu do esforço de organizações que trabalham com o monitoramento do legislativo para traduzir e dar sentido às mais de 27 mil proposições que tramitam hoje no Congresso Nacional, jogando luz na tramitação dos projetos, atuação dos parlamentares, discussões de comissões, etc.
Utilizando tecnologias livres, o Parlametria pretende que suas ferramentas e relatórios ajudem a sociedade civil a acompanhar e influenciar os debates que acontecem no Congresso Nacional.
Navegando pelo site do projeto, é possível conhecer melhor as ferramentas desenvolvidas: Perfil Parlamentar e Leg.go.
No Perfil Parlamentar, é possível verificar cruzamentos de bases de dados que revelam informações sobre quem são os deputados federais e senadores, como se posicionam nas votações e quais os seus vínculos e afinidades políticas e econômicas dentro e fora do Legislativo. Além de consulta individual, é possível ter uma visão geral das duas Casas Legislativas.
Já o Leg.go mostra as proposições do parlamento. Nele, o aprendizado de máquina e a ciência de dados foram utilizados para coletar informações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Com isso, identifica-se a temperatura das proposições, o que tramita com mais energia, como o conteúdo dos projetos é alterado e quem são os atores importantes nesse processo.
As duas ferramentas estão em sua primeira versão e devem evoluir nos próximos meses. A plataforma também abriga relatórios temáticos, que aprofundam a análise sobre temas relevantes e devem ser publicados periodicamente. Os dois primeiros, já disponíveis, dizem respeito aos gargalos de transparência e à influência de setores econômicos nas doações de campanha dos parlamentares eleitos.
Acesse a plataforma: http://parlametria.org.br