Escola de Dados, Inovação Cívica

OKBR lança curso de introdução à linguagem Python para Inovação Cívica

16 jun de 2021, por OKBR

Compartilhar

Iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados e o programa de Inovação Cívica da OKBR

A Open Knowledge Brasil lança, neste mês de junho, o curso “Python para inovação cívica: primeiros passos na prática”, voltado às pessoas que têm interesse em aprender sobre programação com a linguagem Python aplicada a projetos reais envolvendo dados e inovação cívica. As atividades começarão no dia 02 de agosto, e as aulas ao vivo ocorrerão majoritariamente nas terças e quintas-feiras das 18h às 19h30 no horário de Brasília.

Para se inscrever, clique aqui.

A formação é resultado de uma colaboração entre a Escola de Dados – programa educacional da  OKBR, e o eixo de Inovação Cívica da OKBR, responsável por iniciativas como a Operação Serenata de Amor e o Querido Diário. O coordenador da Escola de Dados, Adriano Belisario, conta que “oferecer uma formação de introdução à programação era uma vontade antiga da Escola de Dados”.

O curso tem o apoio do Jusbrasil, que irá oferecer 100 bolsas integrais para pessoas trans, pessoas negras, mulheres e representantes da comunidade LGBTQI+. A chamada pública para candidaturas será aberta de 28/06 e ficará até 16/07. O resultado será comunicado no dia 28/07, por e-mail, a todas as pessoas que se candidatarem.

Aprendizados

O curso “Python para inovação cívica: primeiros passos na prática” irá mostrar como funcionam projetos reais de impacto social e de como colaborar com o ecossistema de inovação cívica e dados abertos no Brasil, realizando desafios práticos e contando com o apoio de uma equipe de pessoas instrutoras.

Giulio Carvalho, coordenador do programa de Inovação Cívica da OKBR, explica que através deste curso as pessoas poderão ter um contato inicial com alguns projetos ativos de inovação cívica, como o Perfil Político, e os já citados – Querido Diário e Serenata de Amor. “Também desenvolverá o pensamento computacional, o conhecimento de Python e habilidades como análise e raspagem de dados”.

A Escola de Dados vai aplicar ao curso sua metodologia de ensino, “mostrando como desenvolver projetos reais de inovação cívica, sob a mentoria de um corpo docente muito especial”, completa Belisario.