Na segunda-feira (7/11), Ariel Kogan, diretor-executivo da Open Knowledge Brasil, participou do I Seminário sobre o Plano de Dados Abertos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): “Dados abertos: caminho para a democracia, transparência e eficiência da universidade”.
O objetivo do encontro foi disseminar a política do governo brasileiro para a abertura de dados, além de orientar os servidores da Unifesp para esse processo. Ariel participou da mesa juntamente com Jorge Alberto Silva Machado, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/Universidade de São Paulo e especialista no assunto. Jorge listou uma série de dicas e sugestões para o grupo responsável incorporar no plano e principalmente no processo de construção.
“O evento foi muito interessante. Trata-se de uma experiência pioneira no Brasil no âmbito acadêmico. A Unifesp está construindo seu plano de dados abertos, buscando contribuições de diversos atores.O mais importante é a universidade perceber o papel estratégico que o assunto tem para a instituição, e integrar o plano às diversas áreas e comunidades da universidade”, disse Ariel.