Advocacy e Pesquisa

OKBR participa de webinar de encerramento da Semana de Governo Aberto 2025 no Brasil

14 maio de 2025, por OKBR

Compartilhar

Webinar acontece em 23 de maio, às 9h30, e é organizado por membros da Rede Brasileira de Governo Aberto; saiba mais

 

A Open Knowledge Brasil (OKBR) participa do webinar “Construindo um Brasil mais aberto: experiências e perspectivas”, que marca o encerramento da Semana de Governo Aberto 2025 no Brasil. O evento virtual ocorre no dia 23 de maio, às 9h30, e é organizado por membros da Rede Brasileira de Governo Aberto (RBGA).

Na ocasião, representantes da Parceria de Governo Aberto no Brasil vão debater maneiras de avançar na construção de uma cultura de governo aberto no Brasil por meio de suas experiências. Também serão compartilhadas informações sobre a RBGA, seus objetivos e suas perspectivas. 

Estarão presentes representantes dos governos de Contagem (MG), Goiás (GO), Osasco (SP), São Paulo (SP), Vitória da Conquista (BA) e também da Controladoria Geral da União (CGU), além de organizações da sociedade civil e da academia, como o COLAB-USP, Instituto Prospectiva (INSPRO), Open Knowledge Brasil (OKBR), Politeia/UDESC e UNIFESP.

A OKBR também disponibilizará uma série especial de conteúdos sobre governo aberto nas redes sociais entre os dias 19 e 23 de maio, que explicarão alguns dos principais conceitos do assunto.

 

A Semana de Governo Aberto 

A Open Gov Week – como é chamada a Semana de Governo Aberto em inglês – é um evento internacional promovido anualmente pela Parceria para Governo Aberto (OGP, da sigla em inglês para Open Government Partnership), para promover governos mais abertos e incentivar o engajamento civil. Em 2025, ela acontece entre 19 e 23 de maio. 

“A Semana é um momento relevante para a agenda de governo aberto pois dá visibilidade ao tema e às práticas que estão sendo difundidas não só no Brasil, mas no mundo todo”, pontua Milena Coimbra, analista de Advocacy e Pesquisa da OKBR. “Para a sociedade civil, em especial, é uma oportunidade para pautar avanços nas políticas que direcionam os governos para abertura e colaboração com a população”. 

A Parceria pelo Governo Aberto foi criada em 2011 por oito países fundadores – entre eles, o Brasil. Hoje presente em 77 países, ela é uma parceria internacional que incentiva a adesão de governos nacionais à agenda de governo aberto. Ou seja, ela incentiva que os países invistam em políticas e iniciativas de participação social, inovação, integridade no serviço público e transparência.