Encontro teve como objetivo o desenvolvimento de raspadores para abertura de dados relacionados a municípios da Amazônia Legal
Nos dias 14, 15 e 16 de junho, a equipe de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR) realizou uma sprint virtual no Discord. O objetivo do encontro foi produzir raspadores para sites de Diários Oficiais de municípios localizados na região da Amazônia Legal, que engloba nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
A iniciativa contou com doze participantes, entre pessoas voluntárias da comunidade do Querido Diário – plataforma da OKBR que disponibiliza dados dos Diários Oficiais de forma aberta e amigável – e integrantes da OKBR, que contribuíram com a resolução de issues previamente selecionadas na temática.
Além do desenvolvimento de novos raspadores, o encontro permitiu a troca de experiências e o compartilhamento de informações sobre o Querido Diário, além da revisão de raspadores antigos, de modo a aprimorar os conhecimentos da comunidade que contribui para a manutenção do projeto.
A sprint contribuiu ainda com a expansão da cobertura de cidades da Amazônia Legal pelo Querido Diário, algo que traz mais informações sobre a gestão dos municípios acerca do bioma amazônico e pode facilitar o acesso a dados ambientais. Ao final do encontro, dois novos municípios e um sistema publicador utilizado no Maranhão foram integrados ao projeto.
Sistemas publicadores são muito relevantes, pois permitem adicionar novas cidades com facilidade. Prova disso é que nos dias seguintes à sprint, já foi possível adicionar outras quatorze cidades. Assim, o saldo total do evento são dezesseis cidades, todas do Maranhão, sendo doze da Amazônia Legal: Axixá, Bacurituba, Boa Vista do Gurupi, Centro do Guilherme, Coroatá, Feira Nova do Maranhão, Maranhãozinho, Nina Rodrigues, São José dos Basílios, São Vicente Ferrer, Viana e Zé Doca. E outras quatro: Afonso Cunha, Bacuri, Duque Bacelar e Milagres do Maranhão. A capital do Maranhão, São Luís, que a princípio não seria contemplada na atividade, teve um raspador desenvolvido para acompanhar as publicações relacionadas ao município.
Diversos pull requests também foram enviados, incluindo mais nove cidades e outros dois sistemas publicadores, identificados durante a triagem de sites. Uma vez que a revisão termine, a expectativa é poder rapidamente expandir a cobertura de cidades, em especial, em Tocantins e Pará, assim como foi com o Maranhão.
“Uma sprint, como sugere o nome, é esse momento em que ‘vamos muito rápido’. A velocidade não vem de uma ‘corrida’ individual, mas de várias pessoas fazendo partes. O saldo total fica grande em poucos dias. O evento mostrou isso: 16 novas cidades e outras 9 a caminho em uma semana. A sprint também permite construir um senso de comunidade. Ainda que o evento tenha tido, oficialmente, apenas três dias, no Discord, a comunidade continuou trabalhando em conjunto posteriormente”, explica Juliana Trevine, estagiária no Programa de Inovação Cívica da OKBR.
Os avanços são resultados das contribuições de pessoas voluntárias no Repositório do Querido Diário. São elas: @lucasocarvalhos, @winzen, @claromes, @peddrogomes, @jefersonalves, @ayharano, @valeriow, @nigozeroichi.
A sprint foi uma iniciativa da OKBR em parceria com os coletivos PyLadies Manaus e PyData Manaus no âmbito do projeto “Fortalecimento do Ecossistema de Dados e Inovação Cívica na Amazônia Brasileira”, contemplado pelo programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC) e com apoio do Instituto Hivos.