Advocacy e Pesquisa

OKBR vai investigar tecnologias de vigilância na pandemia em projeto internacional

17 fev de 2021, por Danielle Bello

Compartilhar

A Open Knowledge Brasil (OKBR) está participando de uma iniciativa internacional que analisará o desenvolvimento de tecnologias de vigilância em saúde e o compartilhamento de dados durante a pandemia do novo coronavírus na América Latina. O projeto é uma parceria da OKBR com o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e a Open Society Justice Initiative (OSJI).

A iniciativa tem como objetivo fomentar a transparência, a responsabilidade e a prestação de contas em relação ao uso dessas tecnologias e à coleta e tratamento de dados em ações de enfrentamento à Covid-19. Dentre as ações previstas estão uma estratégia de litígios simultâneos e a produção de diretrizes sobre a devida diligência em direitos humanos na aquisição e implantação de tecnologia de vigilância em saúde pelo Estado e por atores privados. Com enfoque no Brasil, Chile, Colômbia e El Salvador, seus resultados poderão apoiar esforços semelhantes em outros países da região, promovendo e qualificando o debate público sobre os temas.

Além da OKBR, participam também do projeto a Derechos Digitales, o Instituto de Derechos Humanos de la UCA (IDHUCA) e a Fundación para la Libertad de Prensa (FLIP).

Para saber das novidades sobre o projeto, continue acompanhando a OKBR em nossas redes sociais e as notícias em nosso site!