Inovação Cívica

Open Knowledge Brasil abre chamada para desenvolvimento web

10 jun de 2022, por OKBR

Compartilhar

A organização busca uma pessoa com habilidades de web full-stack para prestar serviços no “Perfil Político”, projeto open source da organização; propostas devem ser enviadas até 19 de junho 

 

Já pensou em aplicar seus conhecimentos técnicos em projetos de inovação cívica e transparência e gerar impacto nas eleições de 2022? A Open Knowledge Brasil (OKBR) está com uma chamada aberta para contratação de serviços no escopo do Perfil Político. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso a informações sobre as eleições para que a população possa avaliar se quem está se candidatando realmente a representa.

A base de dados do projeto deve ser atualizada para as eleições deste ano. Dadas as mudanças na maneira como os dados foram disponibilizados pouco antes das eleições de 2020, o projeto enfrentou dificuldades para que essa atualização aconteça. Em 2021, a publicação de dados de filiados a partidos deixou de ser realizada, prejudicando também a visualização do histórico partidário de quem está se candidatando.

Como desenvolvedora Web Full-Stack, esperamos que a pessoa atualize os dados eleitorais disponibilizados pela API do Perfil Político para as eleições de 2022, adequando o projeto a mudanças nas fontes de dados. Assim como a implementação de visualizações na página do projeto.

Principais atividades/responsabilidades

  • Planejar e implementar maneiras de adequar o projeto a alterações nas fontes de dados;
  • Preparar o projeto para a atualização com os dados de candidaturas para as eleições de 2022 e efetuar a atualização;
  • Implementar novas funcionalidades ao projeto, de acordo com planejamento inicial;
  • Documentar os processos desenvolvidos.

Requisitos técnicos necessários

  • Experiência em Node e Django para desenvolvimento web;
  • Experiência com alguma metodologia de desenvolvimento ágil (Scrum, Kanban, etc.).

Requisitos técnicos desejáveis

  • Experiência com bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral e outras bases públicas.

Local: trabalho 100% remoto

Início: a combinar, previsão para final de junho

Período de contrato: o serviço seguirá a lógica de entregas, a partir de um planejamento inicial conjunto, sem necessidade de cumprir carga horária fixa. Estima-se que o esforço necessário seja de 30 a 40 horas semanais. A previsão de término é início de setembro, para o lançamento da plataforma.

As inscrições para a prestação do serviço, incluindo proposta de orçamento, devem ser enviadas por meio deste formulário até o dia 19 de junho de 2022. O valor máximo previsto para o contrato é de R$ 24.000,00, a ser executado em aproximadamente 2 meses.

Política de igualdade e diversidade

A Open Knowledge está comprometida com a promoção da igualdade e da diversidade, valores centrais para a organização. Valorizamos o trabalho de todas as pessoas colaboradoras. Construímos um ambiente de trabalho respeitoso e construtivo para todos(as) independente de deficiência, nacionalidade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, raça, idade, religião/crença ou quaisquer outras características pessoais.

Candidaturas de pessoas pretas, pardas e indígenas, além de mulheres (cis e trans), serão especialmente valorizadas.

Sobre a Open Knowledge Brasil

A Open Knowledge Brasil (OKBR) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos e apartidária, fundada em 2013, que representa oficialmente a Open Knowledge Internacional no país.

A Open Knowledge Brasil utiliza e desenvolve ferramentas cívicas, faz análises de políticas públicas, oferece treinamento em produção e uso de dados abertos e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e para promover uma participação política mais efetiva e aberta.

Durante a última década, a Open Knowledge tem desempenhado um papel-chave no fortalecimento do ecossistema global de dados abertos e transparência governamental. Seu portfólio inclui: CKAN, o software livre para catálogo de dados abertos mais bem sucedido mundialmente; Escola de Dados, uma rede global comprometida com o avanço do uso de dados para resolver problemas reais em prol de sociedades mais conscientes, sustentáveis e justas; Índice Global de Dados Abertos, metodologia de avaliação que fornece uma visão abrangente do estado da publicação de dados governamentais abertos no mundo; Serenata de Amor, um dos mais populares projetos brasileiros de uso de dados governamentais para controle social dos gastos públicos.