Advocacy e Pesquisa

Open Knowledge Brasil integra Comissão de Transparência nas Eleições criada pelo TSE

09 set de 2021, por Isis Reis

Compartilhar

Ministro Luís Roberto Barroso assinou, nesta quinta (09), portaria que institui grupo para aumentar integridade e segurança das eleições

Nesta quinta-feira (09), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), a fim de aumentar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições. 

Uma portaria assinada pelo ministro Luís Roberto Barroso aponta o propósito da Comissão, que inicialmente irá analisar o plano de ação do TSE para a ampliação da transparência do processo eleitoral. Após esta etapa, a CTE também acompanhará e fiscalizará as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria do processo eleitoral, opinando e recomendando ações para garantir mais transparência no processo.

A criação da Comissão foi anunciada em pronunciamento do presidente do TSE após ataques de Jair Bolsonaro contra o Tribunal e as urnas eletrônicas nos atos do dia 7 de Setembro. Confira o anúncio no vídeo abaixo:

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR), foi convidada pelo TSE a integrar a comissão junto a outros representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil.

“Como representantes da sociedade civil, vamos levar a pluralidade de propostas de transparência e de dados abertos para serem consideradas pelo TSE”, afirma Campagnucci. “Além de ouvir nossa rede de pessoas associadas, também estamos inseridos em articulações e redes de organizações que têm muito a contribuir”, completa.

São outros nomes apontados para participar da TSE: André Luís de Medeiros Santos, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bruno de Carvalho Albertini, professor da Universidade de São Paulo (USP); Roberto Alves Gallo Filho, doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Ana Carolina da Hora, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-DireitoRio); e Ana Claudia Santano, coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil.

A Open Knowledge Brasil pretende convocar sua rede de pessoas associadas para levantar propostas sobre o tema em seu próximo “Café com Associadxs”. Também é possível discutir o assunto neste tópico do Fórum da Open Knowledge, aberto a quem quiser deixar as primeiras sugestões sobre o processo.