A diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci, integrou a Comissão Julgadora do 2º Prêmio UOL de Conteúdo, na categoria Investigação Jornalística. O Prêmio reconhece trabalhos realizados pelos profissionais e colaboradores do grupo UOL.
A categoria premia reportagens produzidas com investigação jornalística, seja de dados ou de campo. A equipe vencedora foi responsável pela cobertura do caso Marielle Franco, por ter divulgado em primeira mão os principais lances do caso, além de ter retratado os personagens mais importantes e apontado as falhas do poder público na questão.
Na cerimônia de entrega do Prêmio, realizada em 7 de fevereiro, Fernanda participou do Painel “Cobertura eleitoral na era da desinformação”, mediado pelo gerente geral de conteúdo Ricardo Fotios e ao lado do professor Pablo Ortellado e do jornalista Caio Túlio Costa.
No painel, Fernanda falou sobre a necessidade de o jornalismo cobrar mais transparência e dados abertos do poder público. “Além do deserto de notícias, que é a situação de muitas cidades onde não há produção local de conteúdo, temos também um verdadeiro deserto de dados em algumas regiões e alguns temas de políticas públicas no Brasil, o que contribui para a circulação de informações equivocadas e distorcidas. Ainda temos dificuldade de checar informações que deveriam ser simples, como orçamento público. Temos que cobrar mais transparência, pois não há projeto de ‘fact checking’ que baste nesse cenário”, afirmou.