Open Knowledge Internacional anuncia fundo para ferramenta de Frictionless Data

21 fev de 2019, por OKBR

Compartilhar

A Open Knowledge Internacional está lançando o Frictionless Data Tool Fund, um esquema de mini-bolsas que oferece US$5.000 para apoiar indivíduos ou organizações no desenvolvimento de uma ferramenta open source para pesquisa ou ciência reprodutível a partir das especificações e software do projeto Frictionless Data. A organização recebe inscrições até o dia 30 de abril de 2019.

O Fundo de Ferramentas faz parte do projeto Frictionless Data for Reproducible Research da Open Knowledge Internacional. Este projeto, financiado pela Fundação Sloan, aplica o trabalho em dados sem atrito a disciplinas de pesquisa orientadas por dados, a fim de facilitar fluxos de trabalho de dados reprodutíveis em contextos de pesquisa. Em sua essência, o Frictionless Data é um conjunto de especificações para interoperabilidade de dados e metadados, acompanhado por uma coleção de bibliotecas de software que implementam essas especificações e uma série de práticas recomendadas para o gerenciamento de dados. A especificação principal, o Data Package, é um “contêiner” simples e prático para dados e metadados.

Com esse anúncio, estamos procurando indivíduos ou organizações de cientistas, pesquisadores, desenvolvedores ou organizadores de dados para aproveitar nossas ferramentas e código-fonte existentes de software livre para criar novas ferramentas para pesquisa reprodutível. O fundo estará aceitando submissões até o final de abril de 2019 para trabalhos que serão concluídos até o final do ano.

Isso se baseia no sucesso do primeiro fundo de ferramentas em 2017, que financiou a criação de bibliotecas para especificações Frictionless Data em diversas linguagens de programação adicionais.

Para o Fundo de Ferramentas deste ano, gostaríamos que a comunidade trabalhasse em projetos que possam fazer diferença para pesquisadores e cientistas.

As candidaturas podem ser submetidas preenchendo este formulário até 30 de abril de 2019.

A equipe da Frictionless Data notificará todos os candidatos se eles obtiveram sucesso ou não até o final de maio. Os candidatos aprovados serão então convidados para entrevistas antes da decisão final ser dada. A escolha será baseada em evidências de capacidades técnicas e também serão favorecidos os candidatos que demonstrarem interesse no uso prático das especificações de Frictionless Data. Também será dada preferência a candidatos que demonstrem interesse em trabalhar e manter essas ferramentas daqui para frente.

Para mais perguntas sobre o fundo, fale diretamente com a Open Knowledge Internacional no fórum, no Gitter chat ou envie um email para [email protected].