Escola de Dados, Inovação Cívica

Painel, oficinas e lançamento de premiação: a OKBR no 17º Congresso da Abraji

09 ago de 2022, por Isis Reis

Compartilhar

Na última semana, a equipe da Open Knowledge Brasil (OKBR) participou de três diferentes atividades no 17º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realizado de maneira híbrida entre 3 e 7 de agosto. 

A diretora-executiva, Fernanda Campagnucci, integrou o painel “De show milionários ao dinheiro público loteado: como monitorar prefeituras”, com Luiz Fernando Toledo, diretor da Abraji e cofundador da Fiquem Sabendo; Demétrio Vecchioli, colunista da UOL; e Manuel Marçal, repórter do jornal O Tempo (MG). No debate, ela apresentou o Querido Diário, ferramenta desenvolvida pela área de Inovação Cívica da OKBR que libera e conecta informações públicas e torna muito mais fácil a leitura dos diários oficiais dos municípios brasileiros. 

“Os D.O.s são fontes fundamentais para o jornalismo investigativo, mas o trabalho de consultá-los pode ser árduo. Muitas vezes, é preciso baixar a edição de cada dia e fazer buscas em cada documento. O Querido Diário torna esse trabalho mais fácil e potente, permitindo formas de busca avançadas, além de centralizar em um só lugar dezenas de prefeituras”, comentou Fernanda. 

A atividade foi realizada online, de forma gratuita e aberta, e pode ser acessada no site do evento.

Já Giulio Carvalho e Adriano Belisario, coordenadores de Inovação Cívica e da Escola de Dados, respectivamente, participaram do Domingo dos Dados do Congresso, em atividades presenciais.

Na oficina “Não tenha medo dos números”, Giulio Carvalho mostrou algumas experiências com o Querido Diário, indicando como a programação pode envolver muita matemática. “O uso de algoritmos pode nos aproximar do entendimento da realidade que gera cada vez mais dados”, afirmou. Segundo ele, saber usar técnicas em grande escala nos dá a liberdade de investigar dados que poderiam “nos afogar” de outra forma. Marcelo Soares, fundador do Lagom Data; e Renata Hirota, colaboradora do Volt Data Lab e do Núcleo Jornalismo, também participaram da atividade, dando exemplos de seus trabalhos na área.

Já Adriano Belisario apresentou o workshop “Técnicas de OSINT nas eleições 2022”, em colaboração com Gisela Perez, da Universidade de Berkeley. “Aprender sobre Open Source Intelligence (OSINT), na prática, permite que jornalistas investigativos, redações e organizações da sociedade civil se municiem de ferramentas e metodologias para produzir evidências críticas a partir de informações publicamente disponíveis”, explicou.

O 17º Congresso da Abraji também foi palco para o lançamento da 4ª edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, parceria entre a Escola de Dados da Open Knowledge Brasil, a Transparência Brasil e a Abraji. As inscrições para a maior premiação do jornalismo de dados brasileira vão até o dia 18 de setembro.