Inovação Cívica

Plataforma inédita vai permitir busca em diários oficiais de municípios brasileiros

13 jul de 2021, por OKBR

Compartilhar

Primeira versão do Querido Diário será lançada em evento virtual em 20/7, às 17h, no Youtube; programe-se!

A Open Knowledge Brasil (OKBR) lança na próxima terça-feira (20/7) a primeira versão da plataforma de busca do Querido Diário, projeto colaborativo que tem por objetivo tornar os diários oficiais dos municípios brasileiros mais transparentes e acessíveis. O evento de lançamento será transmitido via YouTube, de 17h às 18h30.

Cadastre-se para receber um lembrete.  

Utilizando apenas tecnologias abertas, os robôs do Querido Diário “raspam” o conteúdo das fontes oficiais e disponibilizam os dados de forma centralizada em uma plataforma amigável. Nesta fase inicial, o site vai permitir a busca de conteúdos de 12 capitais. Os robôs já construídos, porém, têm cobertura para capturar diários de mais de 2.200 municípios, e estes serão incorporados à medida que a plataforma receber mais apoio na campanha de financiamento coletivo.     

Nas próximas fases, o Querido Diário também deverá ganhar ferramentas para buscas mais inteligentes, além de cruzamento com outras bases de dados. Assim como a Operação Serenata de Amor, projeto que usa inteligência artificial para monitorar gastos de deputados federais e cuja comunidade técnica ajudou a impulsionar o Querido Diário, todo o código está disponível de forma aberta em um repositório público (GitHub) para colaboração. Dezenas de pessoas já contribuíram. 

Para o desenvolvimento dos algoritmos de busca e processamento de linguagem natural, que são indispensáveis para o funcionamento da plataforma, a OKBR recebeu apoio do edital EmpatIA, programa liderado pela Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) e pelo Centro Latam Digital e custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Este é um projeto muito aguardado pela comunidade de inovação cívica brasileira”, comemora Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR. “Os diários oficiais são fontes de informação indispensáveis para o acompanhamento de direitos humanos e políticas públicas, e esperamos que o Querido Diário possa contribuir para impulsionar o trabalho da sociedade civil em muitos setores”, completa. 

No evento de lançamento, serão apresentados os bastidores da iniciativa pelo coordenador de Ciência de Dados para Inovação Cívica da OKBR, Giulio Carvalho, além de discussão sobre os principais desafios de acesso à informação dos diários oficiais. Participam como convidados Gisele Craveiro, docente da  Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo e Fabrizio Scrollini, diretor-executivo da ILDA. 

Live: Lançamento da Plataforma de Busca do Querido Diário
Quando: 20 de julho, de 17h às 18h30
Onde: Canal do YouTube da Open Knowledge Brasil
Com a participação de: Fabrizio Scrollini (ILDA), Gisele Craveiro (EACH-USP), Fernanda Campagnucci e Giulio Carvalho (OKBR).