1° encontro Hub OKFn discute desafios para implementação de SL em pequenos municípios

04 ago de 2012, por OKBR

Compartilhar


Pensar e viabilizar caminhos para instalação de sistemas de gestão pública em software livre foi a principal questão discutida na primeira reunião do Hub OKFn. O encontro que aconteceu nessa quarta-feira (1) apontou para a importância da formação de um grupo que ajude a conceber padrões de qualidade e maneiras viáveis de atuação para a implementação de tecnologias livres em pequenos municípios, departamentos de governo e organizações não-governamentais.

Uma avaliação da situação dos sistemas de gestão e portais de transparência no Brasil mostra que a maior parte dos pequenos municípios contrata fornecedores que oferecem soluções padronizadas. Esse modelo resulta não apenas em sistemas de baixa qualidade, como também gera dependência de quem usa a tecnologia. Mesmo quando um gestor municipal quer fazer um trabalho verdadeiro de abertura e transparência, ele tem dificuldade, pois os modelos de contratação que existem no poder público favorecem as grandes empresas, que já tem know-how e recursos para investir na disputa por esses espaços.

Esse cenário fortaleceu a ideia de que o Hub pode ser um braço da Open Knoledge Fondation que atue tanto como uma curadoria, definindo padrões e princípios fundamentais para implementação de tecnologias livres em governos; quanto como grupo de pesquisa/trabalho, que possa estudar mecanismos dentro dos marcos legais de contratação de serviços que garantam a pequenas empresas que trabalham com tecnologias livres chances na disputa e aos gestores possibilidade de contratá-las.

Para isso, pensou-se em dividir o grupo em 4 Frentes:

1 – Prospecção

Um sub-grupo para identificar novas oportunidades de negócio e possíveis parceiros.

2 – Portifólio

Pessoas que se dediquem a conhecer e testar as ferramentas já disponíveis, além de desenvolver novas soluções. É importante também definir padrões para que elas sejam implementadas com qualidade.

3 – Disputa pelos modelos de contratação

Elaborar modelos de contrato que garantam o uso de tecnologia livre e autonomia das prefeituras, além de criar conhecimento e competência para que os atores possam entrar na briga dos modelos burocráticos.

4 – Comunicação/didática

Produção sobre o que são dados abertos, como o Software Livre funciona, porque ele favorece a transparência, etc.

Claro que tudo isso é apenas o começo das discussões e um protótipo da formatação do Hub OKFn. Para participar das próximas discussões e ajudar a construir o grupo, entre na lista de discussão da Open Knoledge Foundation Brasil.