Escola de Dados

Publicadores de Dados: curso de excelência aborda toda a trilha da abertura de dados em organizações públicas

11 mar de 2024, por Isis Reis

Compartilhar

Formação online tem aulas sobre fundamentos da publicação de dados, casos de sucesso e pode ser contratada sob demanda

Publicadores de Dados: da gestão estratégica à abertura”, da Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, é um curso online pioneiro em abordar o tema da publicação de dados com enfoque estratégico e sistêmico, e está disponível para contratação em dois formatos: de maneira síncrona, com aulas ao vivo, e também exclusivamente em videoaulas pré-gravadas.

A formação, recentemente contratada pelo Governo do Estado do Acre, já serviu também órgãos e entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eletrobras, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Prefeitura de São Paulo, Instituto Água e Saneamento (IAS), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Ministério Público do Rio de Janeiro, Fundação Seade, Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA-BA), Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina (CGM-SC) e Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Lançado em 2021, o treinamento aborda desde o planejamento às práticas de abertura, mesclando aulas sobre fundamentos, casos de sucesso e contato com profissionais e especialistas no tema. 

Em sua edição piloto, foram oferecidas mais de 450 bolsas de gratuidade para estimular a capacitação de servidores públicos, visando incentivar uma mudança na cultura da gestão de dados dos órgãos governamentais do país. Ao todo, mais de 700 pessoas, de aproximadamente 270 instituições, entre públicas e privadas, participaram das edições anteriores do curso. 

A formação está disponível no site da Escola de Dados de maneira assíncrona, com videoaulas pré-gravadas, gravações das aulas ministradas ao vivo em edições anteriores, além de compartilhamento de todo o material didático utilizado. O curso online também pode ser contratado sob demanda, com aulas online ao vivo. Em ambos os formatos, há suporte via chat para resolução de dúvidas.

No caso de órgãos públicos, o pagamento pode ser realizado mediante nota de empenho por parte do ente contratante. Caso tenha interesse, é possível entrar em contato para solicitar uma proposta de preço de acordo com a necessidade da sua organização.

Além da formação, Publicadores de Dados também foi adaptado para o formato de e-book, contendo uma síntese dos principais conceitos e tecnologias envolvidos no processo de abertura de dados, além de exemplos reais e diversas referências sobre o tema.