Inovação Cívica

Querido Diário automatiza monitoramento de políticas públicas municipais

04 ago de 2023, por OKBR

Compartilhar

Mecanismo alerta comunidade da OKBR no Discord, possibilitando acompanhamento mais minucioso

Governo aberto, direitos digitais, segurança pública e tecnologia. Toda vez que uma das 88 prefeituras integradas ao Querido Diário adota alguma medida relacionada a esses temas, a comunidade da Open Knowledge Brasil no Discord recebe um alerta que possibilita um monitoramento automatizado das palavras-chave nos respectivos Diários Oficiais.

A funcionalidade cobre quatro áreas e suas respectivas palavras-chave: 1. Governo aberto (dados abertos e governo aberto), 2. Direitos digitais (Lei de Acesso à Informação, Lei Geral de Proteção de Dados e LGPD ), 3. Segurança pública (reconhecimento facial) e 4. Tecnologia (engenharia de dados, ciência de dados, código aberto, software livre e transformação digital).

“Essa funcionalidade disponibiliza o trecho do documento em que a palavra é citada, assim como o link para download do Diário Oficial em que foi publicado. Isso permite olhar a menção com atenção para observar e questionar tal medida, se for o caso”, explica Rebeca Almeida, gestora de comunidade de Inovação Cívica da OKBR.

Além de aprimorar o funcionamento do Querido Diário, a ferramenta contribui com outras iniciativas da entidade. É o caso do alerta para busca do termo ‘reconhecimento facial’, que também contribui com a campanha ‘Tire meu rosto da sua mira’. A iniciativa mobiliza a sociedade civil em prol do banimento total do uso das tecnologias digitais de reconhecimento facial na segurança pública, diante das evidências de seu uso abusivo e pouco transparente. 

Formada por 1.108 membros, a comunidade da OKBR no Discord está aberta a novas sugestões de palavras-chave para compor o alerta. O objetivo é expandir a funcionalidade para além do Discord, como, por exemplo, aplicativos de mensagem como Telegram ou para redes sociais como Twitter.