Querido Diário é apresentado no Nobel Prize Summit como bem público digital que ajuda a combater a desinformação

26 maio de 2023, por OKBR

Compartilhar

Iniciativa da Open Knowledge Brasil foi a única da América Latina selecionada em chamada internacional do PNUD e da Digital Public Goods Alliance

O Querido Diário foi apresentado no Nobel Prize Summit 2023, que reuniu ganhadores do Prêmio Nobel, lideranças  e especialistas de diversas áreas entre os dias 24 e 26 de maio, em Washington, D.C, nos Estados Unidos. A iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), que torna as informações dos diários oficiais de municípios brasileiros mais acessíveis, foi selecionada por meio de chamada internacional junto com outras oito soluções desenvolvidas para combater a desinformação (conheça as iniciativas).

Fruto da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Digital Public Goods Alliance, a chamada buscou identificar e promover soluções digitais de código aberto que podem contribuir para o enfrentamento ao desafio urgente e global da desinformação.

Com o tema “Trust, Truth and Hope” (“Verdade, Confiança e Esperança”), o Nobel Prize Summit debateu soluções para enfrentar a desinformação online e apresentar iniciativas globais de código aberto que podem ampliar o horizonte de pessoas interessadas em enfrentar tal desafio.

A diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, esteve presente para representar a iniciativa da organização durante o anúncio das soluções selecionadas, realizado pela Digital Public Goods Alliance no dia 24. A programação online do evento também inclui a exibição de um vídeo sobre o Querido Diário em 25 de maio.

Para Campagnucci, além da oportunidade de promover o Querido Diário e seus impactos positivos na sociedade brasileira, a chamada e seu respectivo anúncio durante o evento abre espaço para fortalecer o aprimoramento e a expansão da iniciativa.

“O Brasil tem mais de 5,5 mil cidades e as políticas locais afetam a vida de 200 milhões de pessoas. Ainda assim, a maioria das cidades não têm portais de transparência. As informações ficam ‘trancadas’ nos diários oficiais, cujo formato dificulta a transparência. O Querido Diário nasceu para ajudar a combater a desinformação, fornecendo uma fonte transparente e confiável de dados abertos, que permite análises informadas e promove o controle social. Mais do que uma plataforma, o Querido Diário é uma infraestrutura aberta”, explica Campagnucci.

Na noite de 24, o projeto foi apresentado pela diretora executiva, ainda, em recepção na Embaixada da Noruega em Washington, que organizou o encontro para conectar os projetos selecionados a potenciais parceiros e patrocinadores. 

Confira o vídeo:

Na mídia

A participação do Querido Diário no Nobel Prize Summit foi destaque em matérias no Jornal Nacional, no Jornal Edição das 18h, na Globo News e no Jornal da Globo, veiculadas na quinta-feira (25); e também no portal G1

As reportagens abordam a discussão promovida pelo evento de propostas para combate à desinformação e a seleção da iniciativa brasileira entre as 99 inscritas. Ao Jornal Nacional, Campagnucci disse: “Enquanto a mentira circula muito fácil nas tecnologias, a informação pública ainda está travada em infraestruturas fechadas, em diários oficiais”.

Marie Santini, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi uma das juradas da banca que selecionou o projeto da OKBR e compartilhou um dos critérios avaliados. “A Fundação está abrindo esse Summit para discutir temas urgentes para a humanidade e tentar encontrar iniciativas que possam solucionar esses problemas (…). Nós tentamos selecionar projetos que tivessem algumas características, uma, claro: combate à desinformação, a poluição de desinformação e, muitas vezes, o combate à desinformação se dá com uma informação de qualidade.”

Sobre o Querido Diário

Lançado em 2021 pela Open Knowledge Brasil, o Querido Diário utiliza automatização tecnológica para classificar, contextualizar e expandir informações contidas nos diários oficiais municipais brasileiros. Dessa forma, a plataforma simplifica o acesso de qualquer pessoa a informações públicas, aproximando cidadãs e cidadãos das ações de seus governantes e favorecendo, assim, a transparência, a participação, o controle social, o monitoramento das políticas públicas e o combate à corrupção.

O projeto está em constante expansão. Com as 69 cidades integradas ao QD, mais de 48 milhões de pessoas (22% da população) podem consultar os diários oficiais de onde moram. Já são mais de 200 mil diários oficiais em formato aberto, cinco instituições de ensino superior cooperando e dois novos projetos que utilizam a API do QD para monitorar a adoção de tecnologias pela educação pública nos municípios e políticas locais relacionadas ao clima. 

A plataforma também tem sido uma aliada dos jornalistas. Dados colhidos geraram reportagens que revelaram o abandono de obras públicas pela prefeitura de Florianópolis, a falta de visibilidade da cultura negra e periférica na capital baiana, o colapso da saúde pública em Manaus durante a pandemia, entre outros desafios.

O Querido Diário é mantido pela Open Knowledge Brasil com o auxílio de centenas de pessoas voluntárias, além de contar com o apoio de diversas organizações. O projeto mantém uma campanha recorrente de financiamento coletivo e já recebeu patrocínio do programa Empatía, liderado pela Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA) e custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e é apoiado pela Aliança Fundação Lemann & Imaginable Futures, no âmbito da ferramenta Querido Diário: Tecnologias na Educação. O QD também tem apoio técnico-científico da Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).