Como aqui anunciado, hoje, em São Paulo, diversos membros da sociedade civil e do governo brasileiros reuniram-se na Ação Educativa para discutir a participação da sociedade civil na Parceria para Governo Aberto (OGP). Encontraram-se diversas organizações (OKFn Brasil, W3C Brasil, Artigo 19, GPOPAI USP, INESC, Idesc, Abraji, Transparência Hacker, SIEDIS, Conectas, IBMEC), governo (CGU e remotamente o Ministério do Planejamento) e cidadãos independentes, tendo mais de 20 pessoas no total envolvidas nas discussões do encontro.
Algumas questões da última reunião foram respondidas hoje através dos relatos da Iara (INESC) e da Roberta (CGU), o que foi bastante elucidativo para todos presentes. Algumas propostas sobre a participação da sociedade civil surgiram, como a do Vagner (W3C) para adotarmos o modelo da Fórum de Governança da Internet (IGF) e muitas questões ainda estão em aberto.
Usamos um pad para anotar colaborativamente o que estava sendo discutido e tudo está arquivado no wiki da Open Knowledge Foundation, onde todos aqui estão convidados a registrar-se no site e melhorar o relato feito (qualquer um pode participar e é muito importante que você compartilhe o que não conseguimos anotar). Também decidimos que usaríamos a palavra-chave #ogpbr nas redes sociais, como nesse post, em microblogs, no flickr etc..
Agradecimentos ao Arthur (Artigo 19) por ter facilitado a discussão entre os presentes, ao Pedro (Transparência Hacker), que se ofereceu a criar um blog como canal de comunicação de nossa articulação e a todos presentes e quem ajudou a realizar esse encontro.
Nos dias 16 a 18 de abril, ocorrerá em Brasília o encontro anual da OGP e você pode registrar-se aqui. A Open Knowledge Foundation Brasil participará do encontro.
Ver também
- Fotos do encontro
-
Open Government Partnership incluirá sociedade civil na presidência (Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas)