Sociedade civil no Brasil discute sua participação na Parceria para Governo Aberto

29 fev de 2012, por OKBR

Compartilhar

Como aqui anunciado, hoje, em São Paulo, diversos membros da sociedade civil e do governo brasileiros reuniram-se na Ação Educativa para discutir a participação da sociedade civil na Parceria para Governo Aberto (OGP). Encontraram-se diversas organizações (OKFn Brasil, W3C Brasil, Artigo 19, GPOPAI USP, INESC, Idesc, Abraji, Transparência Hacker, SIEDIS, Conectas, IBMEC), governo (CGU e remotamente o Ministério do Planejamento) e cidadãos independentes, tendo mais de 20 pessoas no total envolvidas nas discussões do encontro.

Algumas questões da última reunião foram respondidas hoje através dos relatos da Iara (INESC) e da Roberta (CGU), o que foi bastante elucidativo para todos presentes. Algumas propostas sobre a participação da sociedade civil surgiram, como a do Vagner (W3C) para adotarmos o modelo da Fórum de Governança da Internet (IGF) e muitas questões ainda estão em aberto.

Usamos um pad para anotar colaborativamente o que estava sendo discutido e tudo está arquivado no wiki da Open Knowledge Foundation, onde todos aqui estão convidados a registrar-se  no site e melhorar o relato feito (qualquer um pode participar e é muito importante que você compartilhe o que não conseguimos anotar). Também decidimos que usaríamos a palavra-chave #ogpbr nas redes sociais, como nesse post, em microblogs, no flickr etc..

Agradecimentos ao Arthur (Artigo 19) por ter facilitado a discussão entre os presentes, ao Pedro (Transparência Hacker), que se ofereceu a criar um blog como canal de comunicação de nossa articulação e a todos presentes e quem ajudou a realizar esse encontro.

Nos dias 16 a 18 de abril, ocorrerá em Brasília o encontro anual da OGP e você pode registrar-se aqui. A Open Knowledge Foundation Brasil participará do encontro.

Ver também