Um olhar sobre 2021: OKBR lança relatório de atividades do ano

14 jun de 2022, por OKBR

Compartilhar

Open Knowledge Brasil reúne no documento números, projetos e organizações envolvidas nas ações de 2021, um ano marcado pelos desafios da abertura de dados da pandemia de Covid-19

 

Cursos de formação, eventos, bolsas de diversidade, conteúdo em forma de e-books, vídeos, além da articulação em rede de pessoas interessadas em difundir a cultura de dados abertos e transparência. Essas foram algumas das ações realizadas pela Open Knowledge Brasil (OKBR) em 2021, feitas em parcerias e com redes de colaboração mobilizadas no país inteiro.

“Se as democracias morrem na obscuridade, a OKBR ajudou o país a manter as luzes acesas ao longo de 2021. E buscamos fazer isso em nossas três frentes de atuação: democratizando a educação em dados, fornecendo avaliações e apoio à gestão pública e construindo tecnologias abertas para enfrentar ‘desertos de dados’”, declara a diretora-executiva Fernanda Campagnucci.

A publicação aborda o avanço e desenvolvimento de iniciativas das áreas de Advocacy e Pesquisa, Ciência de Dados para Inovação Cívica e da Escola de Dados da OKBR. O lançamento oficial do Querido Diário; a publicação do livro derivado do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19); a presença em espaços institucionais, por meio das colaborações com o Tribunal Superior Eleitoral e o Conselho de Justiça; e a maior edição até agora da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br) foram alguns dos destaques.

Em números, a OKBR realizou 206 pedidos de informação via Queremos Saber, assinou 34 documentos coletivos, construiu “robôs” para coletar dados de  Diário Oficial de 2.415 cidades e fez parte da formação em abertura de dados de 483 gestores.

“Claro que ainda há muito por fazer e o ano que chega promete desafios ainda maiores. Buscaremos avançar em políticas para construir um Estado mais aberto, mas sabemos que também teremos que agir fortemente contra retrocessos. Com o apoio de nossa rede, ampliada e fortalecida em 2021, seguiremos firmes nesse propósito”, completa Campagnucci.

Acesse aqui a publicação na íntegra.