A chamada busca pessoa com experiência em gestão de comunidades para atuar com iniciativas de código aberto e a Rede de Embaixadoras de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil
Se você tem interesse por Inovação Cívica e experiência com gestão de comunidades, confira esta chamada da Open Knowledge Brasil (OKBR) para contratação de serviços.
A OKBR conta com o apoio de pessoas muito engajadas nas comunidades que gerencia! São pessoas que têm formações diversas e um grande interesse em causar impacto social por meio de ações organizadas e contribuições a projetos abertos que servem ao interesse público. O nosso desafio é fazer estas comunidades crescerem e que as ações e projetos tenham cada vez mais qualidade e sejam mais impactantes.
A Rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica é uma das comunidades geridas pela OKBR e foi formada para reunir pessoas interessadas em Inovação Cívica e com esse espaço criado fomentar ações como a Carta Por Um Governo Estadual Aberto, uma carta para que candidaturas estaduais das eleições de 2022 assinem e se comprometam com transparência e dados abertos.
Além da Rede, há os projetos de código aberto como o Querido Diário, Perfil Político e Serenata de Amor. As pessoas envolvidas nessa comunidade têm perfis de atuação bem variados, mas é comum serem interessadas por alguma forma de desenvolvimento de software. E suas contribuições são fundamentais, fazendo com que os projetos se mantenham vivos e ativos.
Entre os principais canais de interlocução das iniciativas de Inovação Cívica está o Discord da OKBR, que conta com diversos canais e já reúne mais de 500 pessoas. A interação também acontece em alguns grupos de Telegram para projetos específicos e nos repositórios das iniciativas no GitHub.
A OKBR quer ampliar ainda mais a diversidade de sua equipe. Por isso, critérios de diversidade racial e de gênero serão especialmente valorizados. Confira a descrição e os requisitos da vaga, e inscreva-se pelo link disponível ao final da página.
Gestão de comunidades de Inovação Cívica
No papel de gestão de comunidade, esperamos principalmente que a pessoa apoie o planejamento de atividades e parcerias competentes às comunidades geridas pela OKBR, estabeleça metas e métricas e interaja com integrantes das comunidades, visando aumentar o engajamento e a qualidade de ações realizadas.
Principais atividades/responsabilidades
- Atuar como pessoa gestora principal das comunidades de Inovação Cívica da OKBR;
- Atuar no planejamento de atividades realizado semestralmente, estabelecendo estratégias de engajamento, atividades, metas e métricas;
- Acompanhar a execução das atividades planejadas;
- Interagir com as pessoas da comunidade, recepcionando pessoas novas, tirando dúvidas e acompanhando a participação delas em atividades que estejam envolvidas;
Requisitos necessários
- Experiência de ao menos dois anos com gestão de comunidades;
- Experiência de ao menos um ano com gestão de projetos;
- Excelente comunicação verbal e escrita, com habilidades de comunicação não-violenta;
- Interesse por tecnologias cívicas e afinidade com os temas de atuação da OKBR, como dados abertos, transparência e software livre;
- Postura colaborativa e empática.
Requisitos desejáveis
- Experiência com comunidades de pessoas desenvolvedoras;
- Conhecimento de gestão pública;
- Formação em Comunicação, Publicidade ou áreas afins;
- Experiência com Discord.
Local: trabalho 100% remoto, com possibilidade de deslocamento para participação em eventos a depender da disponibilidade e interesse
Início: a combinar, preferencialmente no início de outubro.
Período de contrato: o serviço seguirá a lógica de entregas, a partir de um planejamento inicial conjunto, sem necessidade de cumprir carga horária fixa. A duração é de 12 meses, com possibilidade de renovação.
Remuneração: R$ 4.200 a R$ 5.250 mensais (a depender da experiência e possibilidade de dedicação), na modalidade de Pessoa Jurídica.
Candidatura
As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de setembro por meio deste formulário.
Fases e cronograma estimado:
– Até 21/09: recebimento de candidaturas;
– Até 30/09: análise de currículos e realização de entrevistas;
Todas as pessoas que se candidatarem serão avisadas sobre o andamento do processo, independentemente do resultado, até o final de outubro.