Advocacy e Pesquisa, Inovação Cívica

Veja as candidaturas eleitas que assinaram a #CartaPorUmGovernoEstadualAberto

06 out de 2022, por OKBR

Compartilhar

*Notícia atualizada após o encerramento do segundo turno das Eleições 2022, em 3/11.

Iniciativa conjunta da Rede de Pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica e da equipe de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil (OKBR), a campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto foi concluída após o segundo turno com a eleição de sete pessoas comprometidas com a construção de governos estaduais mais abertos e colaborativos.

No Legislativo:
1) Luciana Genro (PSOL), eleita deputada estadual no Rio Grande do Sul;
2) Marcos José de Abreu (PSOL), eleito deputado estadual em Santa Catarina;
3) Marina Helou (REDE), eleita deputada estadual por São Paulo;
4) Rafael Silva (PSD), eleito deputado estadual por São Paulo;
5) Renato Roseno (PSOL), eleito deputado estadual no Ceará.

No Executivo:
6) Elmano de Freitas (PT), eleito governador no Ceará;
7) Renato Casagrande (PSB), eleito governador no Espírito Santo;

A partir de um conjunto mínimo de ações concretas, a mobilização buscou que candidaturas aos governos estaduais e às assembleias legislativas de todo o Brasil assumissem o compromisso público com a transparência, o acesso à informação e a abertura de dados ao longo da gestão de 2023-2026.

Ao todo, 19 pessoas candidatas em cinco estados — Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo — e no Distrito Federal firmaram esse compromisso durante suas campanhas. Três delas buscavam o cargo do Executivo: além de Elmano de Freitas (PT) e Renato Casagrande (PSB), que foram eleitos governadores do Ceará e do Espírito Santo, respectivamente, também assinou Leandro Grass (PV), que disputou o governo do Distrito Federal, mas não se elegeu.

Veja a relação completa de assinaturas.

Agora, seguiremos acompanhando os mandatos e o cumprimento dos compromissos assumidos!

As pessoas eleitas no meu estado não assinaram a carta… o que posso fazer? 

Conheça os princípios das cartas — são duas versões, uma para o Executivo e outra para o Legislativo. Compartilhe com os(as) representantes eleitos(as) à Assembleia Legislativa e ao Governo do estado, proponha iniciativas e cobre para que a transparência, dados abertos e colaboração sejam diretrizes das gestões que se iniciam.