Você conhece os projetos da OKBR que estão participando do Hacktoberfest?

27 set de 2022, por OKBR

Compartilhar

Quer colaborar com nossos projetos de código aberto ao longo de outubro?? A gente mostra como isso é possível!

Em outubro, ao longo do mês todo, celebramos o Hacktoberfest. O evento é realizado internacionalmente e, por meio de contribuições com projetos de código aberto, é possível ganhar brindes. Mas claro, os brindes no fim das contas são só um bônus. Apoiar projetos novos ou já conhecidos, sejam eles grandes ou pequenos, é o que realmente significa participar do Hacktoberfest.

Este evento sempre é um grande momento para o cenário dos projetos de inovação cívica brasileiros e os projetos da Open Knowledge Brasil fazem parte dele. Se você ainda não conhece os projetos, aqui vamos: te apresentar cada um, listar os repositórios participantes e dar dicas de como realizar sua primeira contribuição.

Primeiro, aqui vão as dicas:

  1. Para participar, é necessário registrar sua conta no Hacktoberfest. Esta conta é do GitHub pois os repositórios participantes da OKBR estão lá;
  2. Ainda não sabe contribuir com o GitHub? A Escola de Dados preparou este tutorial para você;
  3. Ingresse no Discord da OKBR. Lá você conseguirá conversar com as pessoas que mantém o projeto com mais facilidade e ficará por dentro das novidades dos projetos mesmo após o Hacktoberfest;
  4. Na dúvida sobre como contribuir? Procure por Issues com a etiqueta “good first issue”;
  5. Contribuições que não envolvam código são muito bem vindas! Podendo ser mudanças estéticas, alterações de texto, traduções e muito mais;
  6. Respeite o Código de Conduta e seja paciente. As pessoas mantenedoras farão o possível para revisar as contribuições realizadas, e boas contribuições serão marcadas com a etiqueta “hacktoberfest-accepted” mesmo que não sejam mescladas ao repositório até o fim do evento.

Agora, vamos aos projetos!

Querido Diário

O Querido Diário (QD) é um projeto que visa libertar dados de diários oficiais das 5.570 prefeituras brasileiras. O projeto é grande e ambicioso ao enfrentar o deserto de dados que é o funcionamento de grande parte do poder executivo. Para atingir esse objetivo, o QD é dividido em alguns repositórios que são dedicados a cada parte da sua arquitetura. E quais seriam esses repositórios?

Raspadores
Responsável por coletar os diários oficiais nos sites onde são publicados, o repositório de raspadores é o mais indicado para iniciar suas contribuições. O código é feito em Python com a biblioteca Scrapy e um ponto de início interessante seria contribuir com raspador para alguma das cidades listadas neste quadro. Mas lembre-se que contribuições que não envolvam código em qualquer parte do QD sempre são bem vindas!

Plataforma web
O repositório da plataforma web do Querido Diário também é um ótimo ponto de partida se você tem interesse por frontend! O código é feito em Typescript com a framework Angular.

API
Os dados disponibilizados ficam facilmente acessíveis por máquinas através da API do QD. O repositório tem código escrito em Python através da biblioteca FastAPI.

Processamento de dados
Este repositório contém o passo-a-passo que liberta os diários coletados e os enriquece. O repositório é feito em Python mas conhecimento em Banco de Dados, ElasticSearch, Apache Tika e Processamento de Linguagem Natural também são bem aproveitados por aqui.

Toolbox
O repositório da caixa de ferramentas do QD é uma biblioteca em construção que visa tornar as soluções implementadas no processamento de dados do projeto acessíveis a qualquer pessoa sem precisar utilizar a arquitetura do projeto. O código da biblioteca é desenvolvido em Python.

Documentação e comunidade
A documentação geral do projeto fica neste repositório. Além de ser um ótimo ponto de partida para se familiarizar com o projeto, também incentivamos a contribuição com esta documentação.

Perfil Político

O Perfil Político foi relançado para as eleições de 2022 para dar a oportunidade do eleitorado conhecer e comparar candidaturas. O projeto permite responder perguntas como “Quantas mulheres estão concorrendo ao governo do meu estado?” e até investigar a trajetória política e de bens declarados de cada candidatura. Tudo isso é feito com dados abertos!

E onde é possível contribuir?

Interface web
O repositório da interface web do Perfil Político foi recentemente atualizado. O código é feito em Javascript com a framework Vue.js e conhecimentos em ferramentas gráficas com D3.js também são bem aproveitados.

API
A API do Perfil Político é responsável por carregar os dados e disponibilizá-los. O código é escrito em Python com a framework Django. Contribuições para a API também podem ser feitas indiretamente nos repositórios que coletam e estruturam os dados que serão carregados pela API como o Eleições Brasil, mantido pelo Brasil.io.

 

Caixa de ferramentas de jornalismo de dados

Se desejar contribuir com um projeto que busca auxiliar jornalistas de dados a conhecerem o universo de ferramentas que estão ao seu alcance, a Escola de Dados reúne todas elas neste repositório!

 

Currículo de dados espaciais

Por meio do repositório “Geodados: uma introdução digital”, a Escola de Dados mantém um conteúdo abrangente sobre dados espaciais, totalmente colaborativo. Para ser gerada, a publicação utiliza RMarkdown e é rodada na ferramenta Bookdown.

Estas são as maneiras de contribuir com os projetos da OKBR. Qualquer dúvida, ingresse no nosso Discord e venha conversar conosco!