Diário do Clima

O Diário do Clima é uma plataforma capaz de agregar dados de políticas ambientais para auxiliar na pesquisa dos atos publicados por municípios brasileiros.

Ano
2022 - Atualmente
Financiamento
Google News Initiative (GNI)
Parceria
Agência Eco Nordeste, Agência Envolverde, Climainfo, InfoAmazonia, (((o)))eco, Política Por Inteiro e Projeto #Colabora.

O Diário do Clima foi construído por uma coalizão especializada em temas sociais, ambientais e de transparência de dados. São seis organizações envolvidas: ((o))eco, Eco Nordeste, Agência Envolverde, InfoAmazonia, Open Knowledge Brasil e Projeto #Colabora. O projeto teve início em agosto de 2021 depois de um apoio da Google News Initiative para a sua versão inicial. A interface do site foi desenvolvida pelo estúdio de software Jurema com design de Ster Farache, e o motor de busca usa como fonte de dados o Querido Diário, plataforma de código aberto da Open Knowledge Brasil.

Os diários oficiais são monitorados e os tópicos mais relevantes para quem acompanha o tema são disponibilizados na plataforma. Cada ato é categorizado e organizado, de modo que os usuários possam filtrar e receber alertas sobre temas e locais de interesse.

Jornalistas, pesquisadores, ativistas e profissionais dos setores de sustentabilidade podem usar a tecnologia como aliada para monitorar assuntos que, antes, fugiam do radar. Juntos, vamos produzir ações efetivas em prol da sustentabilidade e transparência.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto