Índice de Dados Abertos

O Índice de Dados Abertos (ou ODI, da sigla em inglês para Open Data Index) é uma avaliação da disponibilidade e qualidade dos dados abertos governamentais a partir de uma perspectiva cívica, para identificar gargalos em áreas de interesse público e orientar políticas de dados abertos com base em padrões e princípios reconhecidos internacionalmente e boas práticas para abertura de dados.

Ano
2017 - Atualmente

Dados abertos são essenciais para a transparência e o engajamento da população. Porém, não basta que exista a abertura de dados, se esta não considerar fatores importantes que definem a qualidade dessa informação. Por isso a relevância da construção de indicadores que avaliem esses dados, de maneira comparativa e mensurável, para que tanto o governo quanto os cidadãos possam se informar e melhorar o consumo e as políticas de dados abertos.

O Índice de Dados Abertos ou ODI (da sigla em inglês para Open Data Index) foi desenvolvido com esse propósito pela comunidade internacional da Open Knowledge Foundation. Aplicado a diversos países a partir de 2013, o ODI foi adaptado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), em parceria com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DAPP), para avaliar cidades brasileiras — avaliações que aconteceram entre 2017 (para São Paulo e Rio de Janeiro) e 2018 (em oito cidades).

Em 2023, a OKBR deu um passo além, apresentando uma metodologia inteiramente reformulada, aprimorando-a e expandindo sua abrangência geográfica e temática. Aplicado a todas as capitais, o Índice estabelece uma “linha de base” para monitorar a transparência pública e apoiar gestores na governança de dados.

 

ODI Cidades 2023

Como os governos dos municípios brasileiros publicam dados abertos?

Tendo em vista o contexto federativo brasileiro, o Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023 foi consolidado a partir de uma série de estudos, levantamentos e orientações de especialistas, além de contar com a colaboração de pessoas interessadas por meio de uma consulta pública.

Em sua nova versão, o ODI Cidades analisa, em cada uma das 26 capitais, 111 conjuntos de dados em 14 áreas de políticas públicas, como Educação, Infraestrutura Urbana, Cultura e Meio Ambiente, além de trazer uma 15ª dimensão, Governança de Dados, que avalia estruturalmente as políticas de dados abertos das cidades, incluindo aspectos relativos à proteção de dados.

Com os processos de redesenho metodológico e coleta, análise, checagem e validação de dados realizados ao longo de 2023, seus resultados serão consolidados e divulgados a partir de fevereiro de 2024. Com isso, o ODI Cidades 2023 constrói e oferece um mapa inédito sobre a disponibilidade e a qualidade dos dados abertos nas capitais brasileiras.

O ODI Cidades pauta a abertura de dados em nível local, para orientar políticas de transparência ativa e embasar discussões sobre o tema. O acesso adequado a dados e informações públicas auxilia o combate à desinformação e ajuda a orientar a elaboração e monitoramento de políticas públicas, especialmente as que são desenvolvidas em âmbito municipal.

FERRAMENTA PARA ANÁLISE COMPARATIVA

Sobre a capacidade dos governos em fornecer dados abertos sobre temas que importam no contexto local.

UM CONJUNTO DE DIRETRIZES

Referências para avaliar e abrir dados em nível local a partir de princípios e padrões reconhecidos internacionalmente.

METODOLOGIA REPLICÁVEL

Disponibilizada de maneira transparente e detalhada, pode ser aplicada em outras cidades ou por recortes temáticos.

Saiba mais sobre o ODI Cidades 2023. Acesse:

 

Confira os relatórios das edições anteriores:

Índice de Dados Abertos para Cidades: avaliou oito cidades brasileiras (2018);

Índice de Dados Abertos para o Brasil: avaliou o nível nacional (2017);

Índice de Dados Abertos para Cidades: São Paulo (2017);

Índice de Dados Abertos para Cidades: Rio de Janeiro (2017).