#FATO1 Os juízes estão entre as pessoas mais ricas do Brasil e para chegar nesse patamar, a maioria deles ganha mais que o teto constitucional.
#FATO2 Os três poderes devem ser independentes, mas essa premissa não é necessariamente uma realidade.
Com base na validação dessas evidências iniciamos uma investigação com o foco na gestão do sistema de justiça do Brasil. buscando entender como as relações de interdependência que esse sistema mantém com o executivo e com o legislativo podem ser problemáticas. Principalmente quando o assunto é segurança pública e a justiça criminal, que são âmbitos onde os direitos e a liberdade da população são decididos. E também é onde a responsabilização do Estado por eventuais violações precisa de maior atenção.
Nós criamos uma ferramenta que automatiza a coleta de dados de ministérios públicos, defensorias públicas, tribunais de justiça, assembléias legislativas e governos de três estados brasileiros: Ceará, São Paulo e Paraná. Onde examinamos esses dados cuidadosamente e propomos diferentes cruzamentos para tentar encontrar gargalos que sufocam o sistema de justiça.