Justa

O projeto tem o foco em investigar quatro eixos do sistema judiciário brasileiro: Orçamentário, Legislativo, Suspensão de Segurança e Raça e gênero.

Ano
2019
Financiamento
Instituto Betty & Jacob Lafer
Parceria
IBCCRIM

#FATO1 Os juízes estão entre as pessoas mais ricas do Brasil e para chegar nesse patamar, a maioria deles ganha mais que o teto constitucional.

 

#FATO2 Os três poderes devem ser independentes, mas essa premissa não é necessariamente uma realidade.

Com base na validação dessas evidências iniciamos uma investigação com o foco na gestão do sistema de justiça do Brasil. buscando entender como as relações de interdependência que esse sistema mantém com o executivo e com o legislativo podem ser problemáticas. Principalmente quando o assunto é segurança pública e a justiça criminal, que são âmbitos onde os direitos e a liberdade da população são decididos. E também é onde a responsabilização do Estado por eventuais violações precisa de maior atenção.

Nós criamos uma ferramenta que automatiza a coleta de dados de ministérios públicos, defensorias públicas, tribunais de justiça, assembléias legislativas e governos de três estados brasileiros: Ceará, São Paulo e Paraná. Onde examinamos esses dados cuidadosamente e propomos diferentes cruzamentos para tentar encontrar gargalos que sufocam o sistema de justiça.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto