Monitor da INDA

Iniciativa da OKBR, o Monitor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) apresenta um panorama sobre a execução do Plano de Ação 2021-2022 de seu Comitê Gestor, com atualizações e análises mensais. O levantamento de informações é realizado através do acompanhamento sistemático dos canais oficiais da INDA, registros de reuniões e, principalmente, pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Ano
2021-2022

Criada para garantir e  facilitar o acesso pela sociedade a dados e informações produzidas e custodiadas pelo Poder Executivo federal (Instrução Normativa SLTI/MP nº 4/20120), a INDA reúne um conjunto de padrões, diretrizes e tecnologias para a publicação e compartilhamento de dados e informações públicas. Além de estruturar e coordenar a política de dados abertos nacional, tem entre seus objetivos apoiar, capacitar e dar suporte a órgãos e entidades federais para a publicação de dados abertos, promovendo a colaboração entre governos de diferentes entes federativos e a sociedade, a participação social e a criação de um ecossistema  de reúso e agregação de valor de dados públicos.

A INDA é gerida por um Comitê Gestor (CGINDA) composto por nove instituições públicas e duas cadeiras destinadas a um membro da sociedade civil e outro do setor acadêmico. Uma das atribuições do CGINDA é a elaboração e implementação de planos de ação periódicos. Atualmente, encontra-se em execução o Plano de Ação para o biênio 2021-2022, o terceiro da INDA, após as edições de 2013-2014 e 2017-2018. 

Conheça o Monitor da INDA e as análises já realizadas pela OKBR.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto