Open Data Day

O Open Data Day (ODD) é uma iniciativa da comunidade mundial de dados abertos para estimular debates locais sobre a abertura e o uso de dados governamentais.

Ano
desde 2011
Financiamento
Datopian
Foreign & Commonwealth Office
Hivos
ILDA
Mapbox
Open Contracting Partnership
Resource Watch

Independentemente dos métodos e tecnologias escolhidas, abrir dados governamentais deve ser processo com diversos atores envolvidos. Para que os dados de um órgão do governo cheguem ao cidadão comum, há uma série de questões que só podem ser respondidas coletivamente: quais dados a população tem direito de acessar? Qual o melhor formato para publicá-los? Existe prioridade na disponibilização de algum dado específico?

O Open Data Day (ODD) é uma iniciativa da comunidade mundial de dados abertos para estimular debates sobre a abertura e o uso de dados governamentais.

Anualmente, a comunidade define uma data de referência para organizar encontros, cursos, workshops e palestras para trocar experiências, aprofundar conhecimentos e articular ações envolvendo dados abertos. É o momento em que nos reunimos para responder as perguntas que surgem nos processos de abertura de dados.
Junto à nossa rede de pessoas Embaixadoras, fornecemos apoio logístico e comunicacional para que indivíduos, órgãos públicos e coletivos tirem suas ideias do papel e entrem para o mapa do Open Data Day, que reúne eventos do mundo todo.

Conheça nosso guia para organizar um ODD.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto