Querido Diário: Tecnologias na Educação

O Querido Diário: Tecnologias na Educação é uma ferramenta de transparência que permite acompanhar o tema nas cidades brasileiras. Construído a partir da inteligência do Querido Diário para abertura de diários oficiais, o projeto busca ampliar a visibilidade e a compreensão sobre como as cidades estão adotando tecnologias no contexto educacional, além de construir uma base de conhecimento comum e acessível a partir de análises sobre tendências, novidades e iniciativas que merecem atenção.

Ano
2022 - Atualmente
Parceria
Aliança Fundação Lemann e Imaginable Futures

De acordo com dados do Censo Escolar 2022, a rede municipal de ensino concentra quase metade (49%) das matrículas da educação básica no Brasil, atendendo cerca de 23 milhões de estudantes, em sua maioria crianças e adolescentes. Apesar do papel central nas políticas educacionais, as capacidades dos municípios tendem a ser menores quando comparadas aos outros entes, o que vemos refletido, por exemplo, em políticas de transparência e integridade mais frágeis e em recursos técnicos e financeiros mais restritos para a realização de contratações complexas — como aquelas envolvendo tecnologias.

Nesse contexto desafiador, as tecnologias estão cada vez mais presentes na educação pública brasileira, mas pouco se sabe sobre quais recursos estão sendo adotados nas redes municipais de ensino, quem os fornece ou como contratações, doações e parcerias são estabelecidas. Além disso, abrem-se novas discussões sobre acesso e qualidade de ensino, uso de recursos públicos, desigualdades e a necessidade de resguardar direitos fundamentais, como a privacidade. Os desafios são muitos. Para explorar essas questões e jogar luz em um tema tão importante, a OKBR desenvolveu o Querido Diário: Tecnologias na Educação.

Disponível desde março de 2023, a nova interface do Querido Diário é capaz de identificar e coletar atos públicos relacionados à contratações, normas e decisões sobre infraestrutura, conectividade, robótica, softwares e serviços contratados: tudo é categorizado pelos robôs e armazenado no repositório da plataforma. Além de consultar os atos, a ferramenta permite criar alertas para receber, por e-mail, atualizações sobre assuntos de interesse.

O projeto também traz uma série de análises e estudos produzidos pela equipe de especialistas em políticas públicas e tecnologias sobre casos inovadores que possam inspirar gestores e gestoras públicas a tornar a gestão de tecnologias mais transparente e acessível à toda a sociedade.

EXPLORADOR DE TECNOLOGIAS

Buscas por palavras-chave e acompanhamento das publicações ligadas ao tema, permitindo interagir e identificar novas ocorrências e casos de interesse. As buscas podem ser feitas de forma livre ou de forma personalizada por cidade, período e categorias temáticas.

ANÁLISES PANORÂMICASS

Produzidas periodicamente, oferecem uma visão geral sobre contratações e normas relacionadas às tecnologias incorporadas pelo sistema educacional dos municípios a partir da varredura dos diários oficiais em um determinado período de tempo.

ESTUDOS DE CASO E CATÁLOGO

Aprofundamento em casos temáticos por meio de pedidos de acesso à informação e entrevistas com gestores e gestoras da Educação municipal. Acompanha um catálogo de instrumentos e documentos de referência sobre o tema para pessoas da gestão pública e pesquisadoras.

Ingresse no Discord da OKBR para conversar sobre o Querido Diário: Tecnologias na Educação junto à comunidade.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto