Querido Diário nas Universidades

O programa tem por objetivo aproximar o projeto às atividades de instituições de ensino e pesquisa brasileiras, potencializando seu desenvolvimento e impactos.

Ano
2022 - Atualmente
Parceria
Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict/Fiocruz)

As universidades e institutos tecnológicos podem ser fortes aliados no desenvolvimento de projetos de código aberto, como o Querido Diário, por se beneficiarem do contato com um projeto prático e de relevância sociotécnica no campo da Ciência de Dados e Inteligência Artificial. É a partir do potencial dessas trocas que surge o Querido Diário nas Universidades.

Em contato com o Querido Diário, os estudantes podem aplicar seus conhecimentos na resolução de desafios, como em Processamento de Linguagem Natural para análise de dispensa de licitações, de nomeações e exonerações.

Além do acompanhamento e suporte às pesquisas, o Querido Diário nas Universidades também busca pavimentar um cenário contínuo de parcerias e mapear o ecossistema acadêmico brasileiro, identificando iniciativas e grupos de pesquisa que também estejam abordando temas relacionados. Com os resultados do projeto, esperamos fortalecer a comunidade de Ciência de Dados no Brasil, fomentando cooperações e trocas de conhecimento em torno da cultura de código aberto.

Quem já fez parte?

Projetos de pesquisa, iniciação científica, aplicação em disciplinas e outras formas de colaboração já foram estabelecidas. Confira algumas delas:

  • Iniciação científica na Universidade Tiradentes (UNIT-SE)
  • Iniciação científica no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
  • Disciplina do curso de bacharelado em Ciências da Computação no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ)

O Querido Diário também já foi objeto de outras experiências com universidades antes da formalização da iniciativa. Conheça:

Quer saber mais?

Confira o primeiro chamamento para parcerias realizado.