Querido Diário nas Universidades

A iniciativa tem por objetivo aproximar a plataforma das atividades de instituições de ensino e pesquisa brasileiras, potencializando seu desenvolvimento e impactos.

As universidades e institutos tecnológicos podem ser fortes aliados no desenvolvimento de projetos de código aberto, como o Querido Diário, por se beneficiarem do contato com um projeto prático e de relevância sociotécnica no campo da Ciência de Dados e Inteligência Artificial. É a partir do potencial dessas trocas que surge o Querido Diário nas Universidades.

Em contato com o Querido Diário, estudantes podem aplicar seus conhecimentos na resolução de desafios. Processamento de Linguagem Natural, por exemplo, pode ser usado para analisar de dispensa de licitações, de nomeações e exonerações.

Além do acompanhamento e apoio às pesquisas, o Querido Diário nas Universidades também busca pavimentar um cenário contínuo de parcerias e mapear o ecossistema acadêmico brasileiro, identificando iniciativas e grupos de pesquisa que também estejam abordando temas relacionados. Com os resultados do projeto, esperamos fortalecer a comunidade de Ciência de Dados no Brasil, fomentando cooperações e trocas de conhecimento em torno da cultura de código aberto.

Quem já fez parte?

Projetos de pesquisa, iniciação científica, aplicação em disciplinas e outras formas de colaboração já foram estabelecidas. Confira algumas delas:

  • Iniciação científica na Universidade Tiradentes (UNIT-SE);
  • Iniciação científica no Instituto Federal de Alagoas (IFAL);
  • Disciplina do curso de bacharelado em Ciências da Computação no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ);
  • Grupo de extensão na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Querido Diário também já foi objeto de outras experiências com universidades antes da formalização da iniciativa. Conheça:

Quer saber mais?

Confira os resultados e chamadas para parcerias publicados. Também entre em contato conosco através do Discord.