Transparência Covid-19

O Transparência Covid-19 é um conjunto de avaliações para monitorar a disponibilidade e a qualidade de informações sobre a pandemia. O projeto, que nasceu como o Índice de Transparência da Covid-19, foi ampliado em 2021, em resposta à permanência da crise sanitária no Brasil e à necessidade de seguir avançando na transparência de dados e informações relativas ao coronavírus e ao seu enfrentamento. Para superarmos este momento tão desafiador para gestores públicos e população, acreditamos que nenhuma ferramenta é mais poderosa que a colaboração, e a informação é parte fundamental desse processo.

Ano
2020-2021
Financiamento
Hivos
Instituto Galo da Manhã
Open Society Foundations (OSF)
Parceria
Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (Fiocruz)
Instituto de Governo Aberto
Café.Art
Medida SP
Lagom Data

Ao definirmos um conjunto de dados essenciais e parâmetros para publicação, contribuímos para a padronização da divulgação de dados da pandemia no país, e, desta forma, podemos tanto agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos, quanto convidar outros setores da sociedade para construir soluções conjuntamente. Quando olhamos juntos para os mesmos problemas, somos mais fortes!

Desde abril de 2020, a OKBR vem avaliando União e estados e, a partir de julho, também suas capitais através do Índice de Transparência da Covid-19,  um indicador sintético composto por três dimensões: Conteúdo, Granularidade e Formato. Por sua vez, cada dimensão é constituída por um conjunto de aspectos avaliados separadamente, aos quais são atribuídos diferentes pesos para a construção da nota final. O Índice é representado em uma escala de 0 a 100, em que 0 é atribuído ao ente menos transparente, e 100 ao mais transparente.

Com a permanência da crise sanitária e o início do processo de vacinação no Brasil, ampliamos o rol de análises sobre a transparência da pandemia. Além das avaliações periódicas do índice, o Transparência Covid-19 reúne ferramentas e estudos que permitem monitorar a disponibilidade  e a qualidade dos dados sobre a Covid-19 e compreender os limites e desafios a serem superados para aprimorar o acesso à informação sobre o tema.

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA COVID-19

Um indicador sintético formado por um grupo de critérios relacionados a conjuntos de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).

MONITORES DE QUALIDADE

Dois painéis que trazem um panorama sobre a qualidade dos dados publicados pelo Ministério da Saúde em relação à ocupação de leitos e à vacinação no país.

BOLETINS E RELATÓRIOS ESPECIAIS

Boletins periódicos, com os resultados das avaliações do Índice de Transparência da Covid-19, além de estudos especiais, com diferentes níveis e escopos de análise.

Quer saber mais?
Mais informações podem ser achadas no site do projeto