Essa semana foi bastante intensa na Rede pelo Conhecimento Livre! Começou o curso do projeto Gastos Abertos. No primeiro módulo das aulas, Pedro Marin explicou um pouco sobre orçamento público e Diego Rabatone falou sobre dados abertos e alguns conceitos importantes para jornalistas contarem suas histórias, como o que é uma API. Saiba o que ocorreu nos primeiros dias do curso.
Na comunidade Transparência Hacker, Carlos Junior anunciou o início do projeto Mapa da Saúde, que mapeará todos os órgãos de saúde do Brasil, permitindo a visualização de dados e promovendo uma reflexão mais ampla sobre os problemas na área de saúde enfrentados pelo país.
A Lei de Acesso à Informação também foi regulamentada em todos os órgãos do judiciário do Brasil. Os tribunais e conselhos terão 120 dias, a partir da publicação da resolução, para colocar as novas normas em vigor. Veja mais informações aqui.
O GobAPP, think tank do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), lançou um convite à apresentação de trabalhos de sobre o uso de Dados Abertos e Big Data para tratar dos desafios do desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Os interessados têm até 15 de janeiro de 2016 para enviar seus trabalhos por este link.
A FGV DAPP, colaboradora da Open Knowledge Brasil, que construiu com nosso apoio o Mosaico Orçamentário, lançou a página Transparência Política, a fim de mostrar dados públicos sobre política de forma interativa para permitir análises. Além do Mosaico Orçamentário, há a ferramenta Câmara Transparente, onde é possível ver quem financia nossa representação política.
Por fim, nesse domingo, dia 6 de dezembro, ocorrerá em São Paulo as votações para conselheiros do Conselho Participativo da cidade. O É Nóis e o LabHacker desenvolveram uma ferramenta que permite consultar seu local de votação e todos candidatos. Acesse!