No dia 4/10, participantes do Fórum de Gestão Compartilhada do Plano Municipal de Governo Aberto definiram a metodologia do processo de participação e calendário das próximas atividades. Esse foi o terceiro encontro do grupo que vai elaborar e acompanhar o Plano de Ação em Governo Aberto da cidade de São Paulo. A reunião aconteceu no Solar da Marquesa de Santos, em São Paulo (SP).
O foco foi definir a metodologia de construção dos compromissos pelo Fórum de Gestão Compartilhada, organizar as reuniões e dinâmica para envolvimento dos territórios e o realizar o fechamento do calendário de atividades e participação.
Entre os destaques da reunião, foi decidido que haverá três reuniões territoriais: no centro, na Zona Oeste e na Zona Leste, além de uma consulta online com posterior votação dos compromissos. O Fórum vai pautar perguntar/problemas concretos a partir das nuvens/macro de problemas já extraídos durante a última reunião e ainda vai submeter aos territórios para que escolham as perguntas/problemas que consideram mais importante em governo aberto. Após, haverá dinâmica world café para sugerir soluções/compromissos.
No início de setembro, a Open Knowledge Brasil foi eleita como uma das representantes do Fórum de Gestão Compartilhada do Plano Municipal de Governo Aberto para acompanhar a formulação, implementação e avaliação do plano de São Paulo no marco da OGP. Também fazem parte do Fórum: RETPS, Movimento Popular de Saúde, WRI Brasil, Laboratório Brasil de Cultura Digital, Transparência Brasil, Liga Solidária.
A ata da III Reunião do Fórum de Gestão Compartilhada conta com detalhes do encontro, como desenvolvimento e encaminhamentos.