Com a iniciativa, OKBR passará a gerir uma instância própria do Decidim, ferramenta livre de participação digital
Em sua missão de promover a transparência e a abertura de dados governamentais no país, a Open Knowledge Brasil (OKBR) trabalhará com a Codeando México para lançar uma plataforma independente para a cocriação de minutas de governo aberto.
A plataforma disponibilizará exemplos e trilhas para auxiliar gestores e ativistas no processo de regulamentação de políticas locais de governança de dados e conhecimento livre, proporcionando interação e consultas à comunidade, com o objetivo de ampliar a participação social e a adoção de boas práticas governamentais. Farão parte do escopo políticas de transparência, dados abertos, licenças livres, segurança digital, participação e integridade, entre outros temas de governo aberto.
A solução utilizará o Decidim, plataforma digital livre e aberta que permite e promove a participação cidadã, utilizada por organizações governamentais e da sociedade civil em cerca de 30 países.
Para isso, a OKBR trabalhará junto à Codeando México, organização com experiência na implementação de plataformas participativas no Decidim, tendo desenvolvido junto ao governo da cidade mexicana de Monterrey o Decidimos Monterrey.
Com essa parceria, a Open Knowledge Brasil espera criar uma plataforma acessível capaz de ampliar a participação cidadã e a transparência no Brasil. Com a plataforma de minutas, os cidadãos terão a oportunidade de elaborar normativos de forma colaborativa e ter mais voz em relação às políticas públicas que afetam suas vidas. A previsão é que o site seja lançado ao público ainda este ano.
Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, explica que a ideia da plataforma surgiu a partir da crescente demanda de cooperação técnica por parte de equipes de gestão, pessoas que atuam no legislativo e organizações da sociedade civil. “Recebemos muitos pedidos para revisar minutas de políticas e tirar dúvidas sobre a melhor forma de escrever um normativo desses temas, mas não faz sentido que esse diálogo seja restrito a poucas pessoas”, diz. “Com mais pessoas opinando e mais diversidade no debate, chegaremos a textos mais inteligentes e mais próximos do interesse público”, completa.
“Queremos promover atalhos para que gestores públicos adotem melhores práticas em governo aberto, além de favorecer a participação social e a interação entre servidores, ativistas e especialistas”, aponta Gabriella Beira, gestora de parcerias e serviços da OKBR. “Estamos muito animadas para trabalhar junto à Codeando México, uma organização com quem compartilhamos valores e esperamos estreitar laços, gerando impacto para a sociedade”, conclui.
Alma Rangel, diretora-executiva da Codeando México, compartilha do entusiasmo. “Estamos muito contentes em trabalhar junto com a OKBR utilizando uma de nossas tecnologias favoritas, o Decidim, para facilitar discussões sobre o futuro da agenda de dados abertos no Brasil”, afirma. “Vemos este projeto como o início de uma longa amizade de intercâmbio de ferramentas e conhecimentos”.
Codeando México
Codeando México é uma organização mexicana sem fins lucrativos, com nove anos de experiência, que fortalece, por meio da tecnologia e dados, pessoas e equipes que trabalham para o bem público. A organização integra a Code for All e participa da rede Decidim Partners.A organização foi selecionada na chamada para contratação de serviços de instalação da plataforma Decidim, anunciada pela OKBR em dezembro de 2022.