Projeto da Open Knowledge Brasil que disponibiliza dados de diários oficiais de municípios brasileiros foi apresentado durante a 7ª edição da ‘csv,conf’, em Buenos Aires
A Open Knowledge Brasil (OKBR) participou da 7ª edição da ‘csv,conf’, evento que reúne a comunidade internacional de dados, com uma sessão sobre o projeto Querido Diário. O encontro aconteceu em Buenos Aires, Argentina, nos dias 19 e 20 de abril. Foi a primeira vez que a Conferência foi realizada na América do Sul.
A diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, apresentou a iniciativa de inovação cívica em uma palestra com o título “Querido Diário: como um projeto de código aberto está libertando dados de diários oficiais municipais para 45 milhões de pessoas (e contando!)”.
O nome da Conferência remete à extensão “.csv”, formato mais conhecido por ser um padrão de dados abertos. Como diz o perfil do evento no Twitter, a ideia não é falar do formato, literalmente, mas de tudo que ele representa: colaboração, simplicidade, compartilhamento.
“Foi muito interessante compartilhar com a comunidade global de dados abertos os desafios de acessar informações locais no Brasil, as pessoas ficam muito impressionadas com a escala dos problemas com os quais lidamos”, disse Campagnucci. “As nossas estratégias de colaboração em torno do Querido Diário chamaram a atenção dos participantes como algo que pode ser replicado em outros locais”, ressaltou.
Além de Campagnucci, estavam presentes outras pessoas integrantes da rede da OKBR, como a Ana Cecília Vieira, embaixadora de inovação cívica e instrutora da Escola de Dados; e Augusto Herrmann, associado da OKBR, que fez uma palestra no evento sobre os processos de integração e publicação de dados utilizando ferramentas livres.
Os slides da apresentação (em inglês) podem ser acessados aqui. Em breve, a organização do evento deve disponibilizar vídeos de todas as apresentações no site do evento.