Escola de Dados

Escola de Dados abre nova turma do curso “Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN” em outubro

24 set de 2024, por OKBR

Compartilhar

O curso on-line com certificação tem seis semanas de duração, com aulas ao vivo, atividades práticas, leituras e vídeos complementares; saiba mais

 

A Escola de Dados, programa educacional da Open Knowledge Brasil, inicia uma nova turma do curso “Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN” no dia 1º de outubro de 2024.

O curso tem o objetivo de aprimorar as práticas de transparência e publicação de dados abertos no Brasil, já que trata da maior solução em software livre do mundo para catalogar, armazenar, acessar e compartilhar conjunto de dados. Não à toa, o CKAN (Comprehensive Knowledge Archive Network) é adotado por diversos governos no mundo inteiro, como nos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil.

Por este curso, já passaram pessoas servidoras da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), da Secretaria de Planejamento do Governo Estadual da Bahia e do governo de Goiás.

Como funciona

O curso tem como público-alvo profissionais que trabalham em portais de dados abertos, funcionárias públicas e organizações da sociedade civil, e pede, como requisitos, conhecimentos básicos de uso de terminal e administração de servidores Unix para as pessoas que desejam criar sua própria instalação.

O curso é on-line, realizado através do site da Escola de Dados, e tem duração de seis semanas, com aulas ao vivo às terças e quintas, das 14h às 15h30. Ele é composto por atividades práticas, leituras e vídeos complementares. 

Ao longo do curso, as pessoas participantes vão:

  • compreender as principais funcionalidades do CKAN e como participar de sua comunidade;
  • conduzir a instalação de uma instância do CKAN com e sem a utilização de Docker;
  • reconhecer a arquitetura do sistema e trabalhar com as taxonomias e entidades do CKAN;
  • dominar o fluxo básico de publicação de conjuntos de dados na plataforma.

Também discute-se documentação com Frictionless Data, como criar portais com dados abertos e como gerenciar perfis. 

Durante as seis semanas de duração, a equipe ficará disponível para orientação e resolução de dúvidas sobre o conteúdo das aulas por meio de um chat em servidor no Discord.

Há certificação para quem acompanhar ao vivo pelo menos oito das 10 aulas síncronas.

O curso é ministrado por Edgar Zanella, desenvolvedor de software que trabalha com código aberto, acesso aberto e criação de conhecimento aberto há mais de 20 anos.

Por que usar o CKAN?

Desenvolvida pela Open Knowledge Foundation, a aplicação web de código aberto CKAN é a mais utilizada no mundo para a publicação de dados, tendo sido implementada em países como Austrália, Canadá, Suíça, Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha, México e Brasil, por exemplo, além de diversos governos estaduais e municipais.

É, inclusive, a ferramenta recomendada pelo Portal Brasileiro de Dados Abertos, ressaltando que o uso do CKAN permite a integração direta dos dados do órgão ou entidade que o utiliza com o Portal dados.gov.br. Todas as tecnologias a serem desenvolvidas dentro do CKAN são de código aberto e, portanto, podem ser utilizadas, copiadas ou modificadas sem qualquer necessidade de pedido de autorização ou pagamento de licenças ou royalties.

O CKAN permite a publicação de bases de dados e pode servir como fonte de dados de uma plataforma específica para a visualização de geodados. Além da publicação dos dados por parte do órgão, a ferramenta CKAN permite que munícipes, entre outras ações:

  • façam buscas por conjunto de dados a partir de temas ou secretarias específicas;
  • pré-visualizem bases de dados em planilhas ou mapas simples;
  • baixem os arquivos contendo as bases de dados;
  • façam uso automatizado dos dados por meio da API (Application Programming Interface, ou “Interface de Programação de Aplicação”) da ferramenta.

 

Serviço

Curso Publicadores: gerenciando dados abertos com o CKAN

Formato: On-line, no site da Escola de Dados
Data: de outubro a 5 de novembro de 2024, com aulas ao vivo às terças e quintas, das 14h às 15h30
Carga horária: 20h
Valor: R$ 800*
Público-alvo: pessoas funcionárias públicas, profissionais que trabalham em portais de dados abertos e organizações da sociedade civil
Matrículas abertas até dia 30/09 em: go.ok.org.br/curso-ckan 

*No caso de órgãos públicos, é possível contratar o curso por nota de empenho por parte do ente contratante. Entre em contato pelo email financeiro@ok.org.br para receber as instruções ou solicitar a documentação necessária.