Assembleia da OKBR confirma nova estrutura de governança da organização

08 set de 2022, por OKBR

Compartilhar

Novo conselho de governança tem cinco integrantes; diretoria executiva foi reconduzida para novo mandato de três anos

No ano em que comemora seu nono aniversário, a Open Knowledge Brasil (OKBR) reuniu os integrantes da associação em Assembleia Geral para deliberar sobre um novo modelo de governança. O encontro público aconteceu por videoconferência em 5 de setembro com a participação de cerca de 40 pessoas, entre associadas e interessadas na organização.

Entre os pontos de pauta, estava a eleição de integrantes para os órgãos sociais e alterações no estatuto para refletir o novo modelo. A principal mudança aprovada foi a reorganização da estrutura institucional para fortalecer a governança e agilizar processos de gestão. 

Assembleia foi realizada online no dia 5/9

Os conselhos deliberativo e fiscal foram consolidados em uma só instância, que passa a ter uma função estratégica de supervisão e também de fiscalização da administração contábil e financeira da entidade. Composto por até cinco pessoas, o Conselho de Governança tem um mandato de três anos.

Fernanda Campagnucci, diretora executiva da OKBR desde 2019, foi reconduzida para um novo mandato de três anos. Murilo Machado, que exerce a gerência administrativo-financeira desde 2020, assumirá o novo papel de diretor de operações da entidade. A estrutura e os principais processos da OKBR foram consolidados em um Guia de Governança, também apresentado à Assembleia. 

Conheça o Conselho de Governança

O Conselho de Governança será composto por pessoas de reconhecida atuação no campo dos direitos digitais e transparência pública. Confira a composição: 

  • Haydée Svab é cientista de dados, especialista e pesquisadora em mobilidade urbana, democracia participativa e smart cities. É co-fundadora da consultoria ASK-AR.
  • Juliane Cintra é jornalista e coordenadora institucional na ONG Ação Educativa, liderando as áreas de comunicação, tecnologia e eventos. É também diretora da Abong e pesquisadora em direitos humanos.
  • Laila Bellix é bacharel e mestra em Gestão de Políticas Públicas, com experiência em governo e organizações da sociedade civil. Atua como estrategista na Purpose, à frente do Laboratório de Democracia.
  • Luti Guedes é cientista político, diretor executivo do Observatório do Marajó, uma iniciativa cidadã de políticas públicas do Marajó e seus 16 municípios. 
  • Mário Sérgio Queiroz é cientista da computação, já esteve à frente da área de Inovação Cívica da OKBR e também foi presidente da Associação Python Brasil. Hoje atua na JusBrasil, no relacionamento com desenvolvedores.  

Além da criação do Conselho, cinco novos integrantes foram acolhidos no quadro de associados da OKBR, que hoje reúne 43 pessoas: Anicely Santos, Jader Gama, Jamile Santana, Juliana Trevine e Pedro Guimarães.  

Outros conselhos poderão ser criados pela diretoria executiva com a função consultiva, para assessorar a organização em temas específicos. Ainda em 2022, está prevista a criação de um conselho de especialistas e outro, jurídico. 

Atividades e contas 

Durante a assembleia, a equipe executiva apresentou o Relatório de Atividades de 2021, que foi aprovado pelos presentes. Também foi validada a prestação de contas e o balanço financeiro e patrimonial do exercício anterior. Os documentos ficam disponíveis em uma página no site e um painel, atualizado de forma dinâmica, mostra a execução orçamentária da organização. 

De 2018 a 2021, a receita da organização quadruplicou, com o estabelecimento de novas parcerias, a diversificação das fontes de financiamento e a prestação de serviços, sobretudo na área de capacitação.

Para a diretora executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, as mudanças na estrutura refletem o desenvolvimento contínuo que a organização tem buscado desde o início e são necessárias para acompanhar seu crescimento. “A OKBR está prestes a completar dez anos e cada gestão contribuiu para o fortalecimento da gestão. Neste momento, demos mais um passo importante para seguir nessa trajetória”, ressaltou.