Escola de Dados

Boletim Capitais ITC 3.0 #02: Nenhuma capital divulga perfil completo de casos e pessoas vacinadas

08 out de 2021, por OKBR

Compartilhar

Segunda rodada de avaliação do Índice de Transparência da Covid-19 3.0 mostra que não há nenhuma informação sobre o perfil da vacinação em mais da metade das capitais, enquanto o perfil de casos de Covid-19 é desconhecido em quatro cidades, devido a ausência de indicadores

 

→ Em 14 das 26 capitais, não é possível saber sexo, raça/cor e etnias indígenas de pessoas vacinadas. Apenas Salvador (BA) publica os três itens.

→ As mesmas informações em relação a casos de Covid-19, além de comorbidades, faixa etária e a indicação se a pessoa afetada pela doença é profissional da saúde ou não, só são encontradas integralmente em cinco cidades. Porém, nenhuma delas publica, simultaneamente, o perfil completo da vacinação.

→ Em Macapá (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA) nenhuma das informações sobre o perfil de casos e de pessoas vacinadas pôde ser acessada.

→ A transparência retrocedeu em nove dos 34 critérios avaliados pelo ITC-19 nas capitais. A informação sobre a ocorrência de casos entre profissionais da saúde é a que mais regrediu: sua taxa de atendimento caiu de 54% para 35% entre julho e outubro.

 
 
Seja por indisponibilidade ou desatualização, não foi possível acessar dados de sexo, raça/cor e etnias indígenas de quem já recebeu a imunização em 14 das 26 cidades, tornando desconhecido o perfil de pessoas vacinadas contra a Covid-19.

Nesta segunda rodada de avaliação do Índice de Transparência da Covid-19 3.0 (ITC-19 3.0), apenas em Salvador (BA) foi possível acessar os três indicadores atualizados. É, também, a única capital que publica o detalhamento de etnias indígenas.

O levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR) também mostra que a opacidade é menor em relação às pessoas que contraíram o vírus: em quatro capitais (15%), os dados não puderam ser consultados. “No entanto, se considerarmos que estamos enfrentando a pandemia há mais de um ano e meio, a indisponibilidade dessas informações, que são tão básicas, é preocupante”, ressalta Danielle Bello, coordenadora de Advocacy e Pesquisa da OKBR. Para traçar o perfil dos casos de Covid-19, o Índice considera, além dos indicadores observados na vacinação, informações sobre faixa etária, doenças preexistentes e a indicação de casos entre profissionais da saúde. E apenas em cinco cidades todas elas foram encontradas.

Com o avanço da vacinação no Brasil, governos cogitam flexibilizar ainda mais as medidas de distanciamento e outros protocolos sanitários, como o fim do uso de máscaras, por exemplo. Especialistas reforçam que ainda é cedo para considerar a pandemia controlada e destacam a importância de ter em conta também outros indicadores e variáveis, além das taxas de vacinação, como números de casos, hospitalizações e óbitos. Além da variante delta, mais transmissível, cientistas em todo o mundo têm monitorado o surgimento de novas cepas do vírus.

 

Quem contraiu Covid-19 e quem já tomou a vacina?

A partir das informações nos portais de Macapá (AP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e São Luís (MA) não é possível responder.

E os motivos variam: nas capitais de Amapá e Rondônia, o problema é a desatualização. Nos portais de ambas, há informes sobre atrasos causados por instabilidade no sistema de notificação de casos do Ministério da Saúde (MS).  Porto Velho (RO) informou em 28/9 que suspenderia a publicação de boletins até a estabilização do sistema. Com o painel também desatualizado, Rio Branco (AC) já não publica detalhamento sobre os casos registrados no município, nem sobre as pessoas imunizadas. Já em São Luís (MA), o que impediu o acesso aos dados foi o próprio hotsite da Covid-19, que estava fora do ar até o fechamento deste boletim.

 

 

 

 

 

A segunda rodada de avaliações das capitais foi feita a partir dos dados disponíveis entre 28 de setembro e 02 de outubro.

Downloads:

Boletim Capitais #2 completo do Índice de Transparência da Covid-19 3.0

Base de dados completa com a avaliação detalhada de cada ente.

Nota metodológica com o detalhamento dos critérios de avaliação.

Mais informações no site: transparenciacovid19.ok.org.br