Notícia foi divulgada no encerramento da edição deste ano da Condatos, em 1º de novembro, em Montevidéu, no Uruguai
O Brasil será o novo anfitrião do Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam) e da Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos) do próximo ano. A notícia foi divulgada no encerramento da edição deste ano da Condatos, em Montevidéu, no Uruguai, em 1º de novembro.
Em todas as edições, uma organização da sociedade civil e um órgão de governo são responsáveis pela realização dos eventos. No Brasil, a sociedade civil será representada pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Controladoria Geral da União (CGU) será o ente governamental responsável. Fazem parte da governança dos eventos a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA).
Em seu discurso à comunidade latino-americana de dados abertos, a diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, ressaltou o apoio da rede formada por mais de 30 organizações do Fórum de Acesso à Informação Pública e agradeceu a oportunidade de trazer o encontro ao país.
Com menção ao histórico de vanguarda do Brasil em relação à abertura de dados, Fernanda resgatou, em sua fala, as ameaças aos avanços democráticos nos últimos anos e o papel da sociedade civil e de funcionários públicos comprometidos com um espírito realmente público no combate aos retrocessos enfrentados.
“Este momento histórico simboliza a retomada de uma comunidade agora fortalecida e unida para enfrentar novas ameaças, não só no Brasil, mas também em toda a nossa região”, celebrou.
Izabela Correa, Secretária de Integridade Pública da CGU, ressaltou em seu discurso o compromisso do governo brasileiro com a valorização das agendas de governo aberto, transparência, acesso à informação, participação, diversidade e colaboração. “É um compromisso com a nossa capacidade para, coletivamente, superar desafios e atuar para resolver os problemas de cidadãos e cidadãs brasileiras”.
Realizados há quase dez anos, Abrelatam e Condatos são os eventos mais importantes sobre dados abertos da América Latina e Caribe, e o ponto de encontro de uma comunidade diversa e ativa.
O combo de eventos já passou por México (2014), Chile (2015), Colômbia (2016), Costa Rica (2017), Argentina (2018) e Equador (2019). Durante a pandemia, os encontros foram realizados online: em 2020, uma edição foi organizada junto ao governo do Panamá e a edição de 2021 também foi remota. Em 2022, retornou ao presencial na República Dominicana, e neste ano está sendo realizado no Uruguai.