Brasil sediará Abrelatam e Condatos em 2024; OKBR será co-organizadora ao lado da CGU

03 nov de 2023, por OKBR

Compartilhar

Notícia foi divulgada no encerramento da edição deste ano da Condatos, em 1º de novembro, em Montevidéu, no Uruguai

O Brasil será o novo anfitrião do Encontro Aberto para uma Região Aberta (AbreLatam) e da Conferência Regional para Dados Abertos da América Latina e Caribe (Condatos) do próximo ano. A notícia foi divulgada no encerramento da edição deste ano da Condatos, em Montevidéu, no Uruguai, em 1º de novembro.

Em todas as edições, uma organização da sociedade civil e um órgão de governo são responsáveis pela realização dos eventos. No Brasil, a sociedade civil será representada pela Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Controladoria Geral da União (CGU) será o ente governamental responsável. Fazem parte da governança dos eventos a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Iniciativa Latinoamericana por los Datos Abiertos (ILDA).

Em seu discurso à comunidade latino-americana de dados abertos, a diretora-executiva da OKBR, Fernanda Campagnucci, ressaltou o apoio da rede formada por mais de 30 organizações do Fórum de Acesso à Informação Pública e agradeceu a oportunidade de trazer o encontro ao país.

Com menção ao histórico de vanguarda do Brasil em relação à abertura de dados, Fernanda resgatou, em sua fala, as ameaças aos avanços democráticos nos últimos anos e o papel da sociedade civil e de funcionários públicos comprometidos com um espírito realmente público no combate aos retrocessos enfrentados. 

“Este momento histórico simboliza a retomada de uma comunidade agora fortalecida e unida para enfrentar novas ameaças, não só no Brasil, mas também em toda a nossa região”, celebrou.

Izabela Correa, Secretária de Integridade Pública da CGU, ressaltou em seu discurso  o compromisso do governo brasileiro com a valorização das agendas de governo aberto, transparência, acesso à informação, participação, diversidade e colaboração. “É um compromisso com a nossa capacidade para, coletivamente, superar desafios e atuar para resolver os problemas de cidadãos e cidadãs brasileiras”. 

Realizados há quase dez anos, Abrelatam e Condatos são os eventos mais importantes sobre dados abertos da América Latina e Caribe, e o ponto de encontro de uma comunidade diversa e ativa.

O combo de eventos já passou por México (2014), Chile (2015), Colômbia (2016), Costa Rica (2017), Argentina (2018) e Equador (2019). Durante a pandemia, os encontros foram realizados online: em 2020, uma edição foi organizada junto ao governo do Panamá e a edição de 2021 também foi remota. Em 2022, retornou ao presencial na República Dominicana, e neste ano está sendo realizado no Uruguai.