Escola de Dados

Coda Amazônia 2023 terá transmissão online de painéis

25 ago de 2023, por OKBR

Compartilhar

Debates acontecem presencialmente, em Belém, nos dias 31/08 e 01/09, e ao vivo no canal da Escola de Dados no YouTube

Entre os dias 31/08 e 02/09, acontece o Coda Amazônia 2023, edição regional da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais. Em sua segunda edição, o evento reunirá profissionais de comunicação, cientistas de dados, acadêmicos e pessoas de comunidades da Amazônia Legal. 

O painel de abertura do evento acontece às 9h, no Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA), e contará com representantes da Fundação Escola Bosque (Funbosque), do Observatório do Marajó, da Wiki Movimento Brasil, da Faculdade de Comunicação e da Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA), organizações parceiras do evento. Mais informações sobre a atividade serão divulgadas em breve na página da programação

Ainda no dia 31/08, às 17h, acontece o painel “Conexões de conhecimento: a sinergia entre pesquisas científicas e o jornalismo de dados ambientais”. Marcela Vecchione (UFPA – NAEA), Thiago Medaglia (Ambiental Media), Maria Rosa Darrigo (Pulitzer Center) e Jader Gama (Funbosque) refletirão sobre as possibilidades narrativas para combater a desinformação ambiental. Os dois painéis serão transmitidos ao vivo no canal da Escola da Dados no YouTube.

No segundo dia de evento, os painéis acontecem no período da tarde e também terão transmissão ao vivo no YouTube. Às 14h30, Jéssica Botelho, do Atlas da Notícia; e Bryan Araújo, Dora Marques e Nathaly Espitia, do Internews, debaterão os ecossistemas de informações locais no painel “Compreendendo a demanda e oferta informativa em comunidades locais: analisando os ecossistemas de informações”. Aspectos de municípios como Manaus (AM), Manacapuru (AM) e Rio de Janeiro (RJ) serão abordados na discussão.

Às 17h é a vez de Henrique Parra (Lavits) mediar o painel “Produção de dados para geo-histórias e redes”. Geo-histórias são narrativas “aterradas”, no sentido de que documentam e tornam visíveis conflitos, lutas e modos de vida a partir da perspectiva dos territórios. O encontro reunirá iniciativas de produção de dados voltadas a contar geo-histórias sobre direitos humanos, territoriais e socioambientais. Participarão do debate Edilma Prada (Agenda Própria), Mariane Castro (Observatório do Marajó) e Marlus Araujo (Documental/Lavits)..

O painel “Dados e saberes territoriais: onde estamos, para onde (não) vamos” acontece na Universidade do Estado do Pará (UEPA), no campus Salvaterra, na Ilha de Marajó, acontece no terceiro e último dia do evento. Nele, lideranças do território do Marajó compartilharão experiências e perspectivas relacionadas às comunidades tradicionais e à urgência da titulação e demarcação de terras para a proteção e garantia de direitos. Esta atividade não terá transmissão online. 

O Coda Amazônia 2023 conta com patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); do Centre for Investigative Journalism (CIJ), a partir da Open Climate Report Initiative; da rede Internews, por meio do projeto Conservando Juntos, liderado pela Wildlife Conservation Society (WCS), com apoio da USAID; da iniciativa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC); e da Google News Initiative; e com o apoio da Lavits; do Pulitzer Center; e da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus Salvaterra.