Inovação Cívica

Como organizar o Open Data Day na sua cidade – Guia #ODD2023

16 fev de 2023, por Rebeca Almeida

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Entenda como organizar ou participar da edição 2023 do Open Data Day, o Dia dos Dados Abertos. O Projeto Embaixadoras, coordenado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), já está engajado e preparado para apoiar a iniciativa nas cidades brasileiras.

A seguir, listamos 10 perguntas e respostas para ajudar organizar um evento de ODD:

1. O que é o Open Data Day?

Open Data Day é um momento anual onde todo o mundo debate e promove o uso de dados abertos. Em geral, acontecem eventos, workshops, fóruns online, hackathons e todo o tipo de atividade usando dados abertos. O intuito da data é provar a relevância da abertura de dados e assim incentivar governos, empresas e a sociedade civil a disponibilizarem e consumirem dados abertos em suas iniciativas.

O evento já está em sua 13ª edição e participantes brasileiros poderão contar com a rede de pessoas Embaixadoras de Inovação Cívica para realizar ações como:

  • Impulsionar comunidades locais
  • Construir pontes entre as pessoas interessadas
  • Pensar temas e formatos possíveis
  • Avaliar a qualidade dos dados utilizados

2. Por que organizar um ODD?

A ideia de reservar um dia do ano para abordar a pauta de dados abertos traz uma série de vantagens, entre elas:

  • Dispor de uma massa crítica de pessoas envolvidas
  • Atrair pessoas de distintas áreas para ampliar o discurso e promover a diversidade
  • Oportunidade de publicadores de dados (funcionários de órgãos públicos) envolver a comunidade, coletar feedbacks e identificarem problemas que dificilmente se tornaram visíveis sem um olhar direcionado do público externo dedicado a resolver um desafio

 Criar um ambiente ideal para que pessoas experientes sintam-se desafiadas e que pessoas iniciantes sintam-se acolhidas faz toda a diferença! Para isso, além de um bom planejamento da programação, é importante pensar em detalhes como o apoio para chegar ao local do evento (caso ele seja presencial), separar um tempo para instalar os programas necessários etc.

3. Como reunir pessoas interessadas em participar?

  • Use as redes sociais para encontrar pessoas da sua cidade que também estão buscando apoio para organizar as atividades (Hashtags são sempre uma boa ideia. Marque suas mensagens com #ODD2023)
  • Busque as comunidades locais de tecnologia, como o hacker clube atuante na cidade e grupos de pessoas desenvolvedoras em uma determinada linguagem de programação do seu interesse
  • Entre em contato com jornalistas de dados que cobrem a região
  • Contate funcionários de órgãos de controle (como tribunais de contas) em busca de apoio para analisar as bases de dados

4. Onde realizar meu evento?

Em edições passadas, devido à pandemia do coronavírus, os eventos foram realizados preferencialmente online. Este ano já é possível retomar atividades presenciais, mas sempre recomendando que as participantes usem máscaras e não compareçam aos locais fechados caso estejam com sintomas gripais.

Algumas sugestões de locais para eventos presenciais:

  • Locais públicos (ex: universidades, bibliotecas, centros culturais, escolas, sedes de conselhos de bairro)
  • Sedes de organizações da sociedade civil
  • Empresas de tecnologia (é comum que essas empresas reservem espaços em suas instalações para sediar eventos ao longo do ano, inclusive aos finais de semana)

Atente-se aos prazos para a reserva do local e verifique a infraestrutura disponível (ex: qualidade da internet, lotação do espaço, transporte público, proximidade de lanchonetes e restaurantes etc).

🆘 Precisa de ajuda com modelos de ofício ou cartas de apresentação para reservar o local? A Open Knowledge Brasil pode te ajudar! Entre em contato pelo e-mail contato@ok.org.br

E para eventos virtuais:

  • Plataformas de streaming (Jitsi MeetJamiOBS StudioPeerTube, Zoom, StreamYard, Google Meet e Youtube)
  • Ferramentas de espaços virtuais (ex.: WorkAdventure, Gather) onde as pessoas podem se movimentar e se organizar para conversar em grupos espontâneos de tamanho reduzido

Uma ferramenta para gestão de eventos como MobilizonGath.ioGancioGetTogether, Eventbrite, Sympla ou MeetUp é útil para centralizar informações sobre o evento e facilita a comunicação com participantes pré e pós-evento. Mas um formulário de inscrição também pode ser utilizado, se preferir. Se não conhece alguma ferramenta e tiver tempo de testar, tome um tempinho para experimentar. Veja quais atendem melhor sua necessidade (gratuidade, recursos disponíveis, etc.) e a do seu público (necessidade de cadastro, privacidade, etc.) e escolha a mais adequada.

💡 Termos de uso de serviços geralmente são maçantes, então sites como ToS;DR.org e privacidade.digital existem para ver avaliações de privacidade e resumos das políticas de dados adotadas por cada ferramenta utilizada.

Assim que tiver local e data definidos, disponibilize um link com mais informações e divulgue por meio de redes sociais.

💡 Você pode usar este Gerador de Logos para conferir se já existe ou para criar um logotipo para sua cidade e utilizá-lo para divulgar seu evento!

Por fim, cadastre o evento no site oficial do ODD 2023. Dessa forma, mais pessoas encontrarão o evento local com facilidade.

5. Quais os formatos e temas possíveis?

Não é necessária uma grande e elaborada preparação para o ODD. O principal objetivo é buscar dados relacionados a algum problema e envolver as pessoas participantes. Não é obrigatório desenvolver um produto ou mesmo ter alguma entrega a ser feita ao fim das atividades, por exemplo. O evento também pode ter um caráter informativo e estimulador de discussões pertinentes, que certamente contribuirão para enriquecer a comunidade de dados abertos no Brasil. O tema geral deste ano é Dados Abertos para Inteligência Artificial (IA), mas isso não limita o escopo dos debates que podem surgir.

Algumas ideias e possibilidades:

  • Abordar um tema específico de acordo com as especialidades e afinidades das participantes (ex: “Open Data Day Saúde”, “Open Data Day Mulheres” etc.)
  • Realizar palestras sobre a trajetória das participantes e sua relação com dados abertos. Pode-se convidar especialistas ou mesmo compartilhar experiências entre quem está presente
  • Iniciar um grupo de estudos a partir das atividades realizadas durante o ODD
  • Mutirão de pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI)
  • Sessão de cinema: reunir pessoas para assistir e debater filmes com temas relacionados a dados abertos, transparência e tecnologia
  • Realizar “lightning talks” (apresentações relâmpago, que são palestras de poucos minutos) de divulgação das ideias prévias para inspirar as participantes caso ainda não tenham ideias
  • Reservar um momento de contato com ODDs de outras cidades para trocar experiências e informações

💡 A Open Knowledge Brasil, por meio da Escola de Dados, mantém uma base de diversos tutoriais relacionados à busca e ao tratamento de dados que podem ser de grande ajuda antes e durante o evento. Não deixe de conferir!

📝 A Escola também fomenta o Cerveja com Dados, evento de abrangência nacional cujo formato pode servir de inspiração para o ODD 2023. Confira mais informações no site.

6. Onde encontrar bases de dados?

Confira alguns exemplos de páginas que disponibilizam bases de dados que podem ser utilizadas no ODD:

Algumas sugestões associadas aos temas de ODDs passados:

📝 Conhece outros bancos não listados aqui? Colabore conosco!

💡 Mais sugestões de bases relacionadas aos temas anteriores podem ser conferidas na seção de Recursos para Eventos.

7. Onde encontro referências para organizar meu evento?

Exemplos e informações de edições anteriores em diferentes cidades que podem servir de inspiração para organizar as atividades:

  • O resumo dos eventos realizados em 2022 está disponível no site da OKBR.

  • Em 2021, compilamos alguns eventos e os links para acessar as gravações neste post. Hackathon, workshops e ciclos de palestras estão entre as dinâmicas adotadas pelos grupos que participaram.

  • Em 2020, ainda no contexto de atividades presenciais, realizamos uma live no YouTube sobre o ODD2020 com a participação de membros da rede de Embaixadoras de Inovação Cívica. O resultado gerou este guia que você está lendo com excelentes dicas para quem pretende fazer parte da maior atividade dedicada à abertura de dados no mundo!

  • Em 2019, o ODD Fortaleza foi dedicado à libertação dos dados de cota parlamentar da Assembleia Legislativa do Ceará, além de uma sessão de um mutirão de pedidos via LAI. Atividades principais realizadas no evento:

    • Introdução à programação em R
    • Raspagem dos dados necessários
    • Limpeza da base de dados
    • Visualização das informações extraídas

    Também foram realizadas atividades paralelas para fundamentar os conhecimentos, convidando especialistas e acadêmicos para responder perguntas, como:

    • O que são dados abertos?
    • O que é e como funciona a LAI?
    • O que é governo aberto?
    • O que é o sistema de cinco estrelas criado por Tim Berners-Lee?

8. Precisa se inscrever em algum lugar para organizar um ODD?

A realização de um ODD pode ser iniciativa de qualquer pessoa, não é nessário se inscrever previamente. No entanto, há ofertas de ajuda de custo para realização de ODDs a partir da organização internacional Open Knowledge Foundation (OKF) ou da OKBR. Nesses casos é necessária a inscrição. Veja detalhes:

  • Mini-bolsas OKF: Para as edições de 2023, serão selecionadas 15 propostas de eventos presenciais, que precisarão se adequar ao tema Dados Abertos para Inteligência Artificial (IA). O prazo de inscrição é 26 de fevereiro de 2023. Os eventos apoiados pelas mini-bolsas deverão ocorrer durante o(s) Dia(s) de Dados Abertos de 4 a 10 de março de 2023 e devem ser registrados no site do Dia de Dados Abertos. Mais informações acesse o site (em inglês).
  • Ajuda de custo OKBR: Este ano a OKBR vai selecionar até 10 propostas de eventos de ODD. O tema é livre e para participar é necessário inscrever sua proposta no formulário disponibilizado até o dia 22 de fevereiro de 2023 às 14h (horário de Brasília). As atividades também deverão ser realizadas entre os dias 4 e 10 de março deste ano.

9. Como documentar os processos?

Se possível, registre os acontecimentos do seu evento. Palestrantes, temas abordados, bases de dados utilizadas, atividades realizadas, resultados, impressões e lições aprendidas. Em seguida, busque divulgar a documentação para compartilhar conhecimento com mais pessoas interessadas. A Rede Embaixadoras possui um repositório de registros que pode ser acessado aqui. Em atividades que receberam algum auxílio esse registro é obrigatório, conforme especificações de cada edital.

10. Onde encontrar mais informações e contato com a comunidade brasileira de dados abertos?